Seguidores

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Foco

" Where am i going? "

Essa pergunta você pode se fazer constantemente ou simplesmente ocorrer uma situação qualquer que te jogue contra esse questionamento.
Todos já se fizeram, mas até onde podemos definir e de fato chegar a esse destino?
Primeiro lugar é estabelecer o que é importante pra você e ordenar uma meta.
Uma das grandes questões pra chegarmos as nossas metas é o foco. Sem ele, não saímos nunca do lugar.
E é claro que nessa exposição de idéias, vocês sabem que não falo de amor, viver um amor pode ser um desejo, mas nunca um objetivo: é uma variável totalmente alheia ao nosso poder de perseguição, logo ela - esotericamente falando - pertence a outro plano que não esse nosso, dê a ele o nome que desejar.
Por vários motivos podemos deixar o foco dos nossos objetivos: um namoro, um emprego, problemas familiares, saúde ou simplesmente o afrouxamento pessoal, digamos uma 'preguiça'.
Eu não chamo exatamente de preguiça, porque ela em si tem um significado diferente disso que tento expor.
Meu namoro passado me fez mudar a vela e rumar outra direção e vocês se lembram bem como terminou. Talvez justamente por isso eu decidi manter sempre o foco nos meus objetivos abrindo mão da busca por alguém, ou chamem isso aí do que quiserem chamar.
O problema é que não é apenas isso que pode mudar seu foco mas um comportamento pode ter o mesmo impacto na nossa vida: o comodismo.
E justamente onde eu percebi que caí novamente nesse famigerado comportamento e antes que a porta se fechasse saí a tempo e estou retomando tudo como antes, agora com uma espécie de check-out diário, para evitar ser possuído pelo espírito comodista.
Difícil ficar se policiando sempre, até porque isso é uma neurose e nos deixa rígidos demais, mas abraçar o mundo com as pernas como costumeiramente faço é um grande perigo para se perder o foco outra vez. E acreditem, perdi alguns anos na vida por entrar no barco com a vela erguida fora do prumo.
Solução?
Notas mentais diárias sobre o assunto, mas sem aprisionar a minha liberdade até porque objetivos são necessários, mas viver é mais ainda.
Or right?


"Viver é enfrentar um problema atrás do outro.
O modo como você o encara é que faz a diferença.
"
Benjamin Franlin

14 comentários:

  1. Boa dica caro amigo, concordo que temos que ser o mais naturais possível, prestando atenção ao comportamento para corrigi-lo e não tentar manipula-lo antes, para criar uma imagem perfeita... e falsa, Abraço!

    ResponderExcluir
  2. entre a liberdade e o paraíso fico com os dois ... é assim que decido em minha vida ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Concordo, triste só é quando alguma surpresa muda o nosso foco. Nesse sentido, escolhas profissionais e em outras áreas podem ser tão imprevisiveis quanto uma paixão

    O problema não é uma vela fora do prumo, e sim um barco que não navega

    abraços

    ResponderExcluir
  4. perdi o foco há um ano atras, justamente na época em q achei q estava vivendo. Foco no meu objetivo q é meramente me formar, em 6 anos.

    Hoje eu tô focado, mas viver... sei lá. Parece tão distante. E agora q eu nem sei como afz p me divertir?

    (ok, ficou parecendo testemunho d igreja, não era minha intenção)

    ResponderExcluir
  5. Não vivemos sem objetivo, mas como chegaremos a eles é que conta... Preguiça, falta de foco, comodismo... todos somos acometidos por estes males... o importante é que, mesmo se aderirmos um pouco (e devemos, algumas vezes), não podemos esquecer que precisamos curtir o caminho até o objetivo. ele é mais importante. o objetivo, quando alcançado, nos ensina pouquíssima coisa.

    ResponderExcluir
  6. oI QUERIDO, NEM LI O POST AINDA (CORRERIA) sÓ PRA TE DIZER QUE TÁ TUDO BEM EM DAR MEU msn PARA O TEU AMIGO. Sou ruim de entrar durante a semana. Passa meu email pra ele, é mais garantido: rafaelmorello@yahoo.com.br. Abç!

    ResponderExcluir
  7. Agora sim, pra comentar. òtimo texto! E traduz muito bem meus questionamentos atuais.. tava pensando nisto hoje. O mais dif´cil é quando vc tem um objetivo, mas precisa dar cont de muitas demandas nas quais me perco.. é o que tá acontecendo... Kd vc no MSN! rs Bj

    ResponderExcluir
  8. O amor não estar em um dos meus objetivos, mas sei que ele vai chegar para mudar alguma coisa em mim. Mas não quero amar por enquanto, por isso evito olhares precipitados por onde eu ando.
    Bjs
    SAUDADES DE VOCÊ.

    ResponderExcluir
  9. Sei lá SAM...

    A minha vida toda eu andei meio um grande foco... e nem acho que foi muito ruim, porque isso deixou minha mente aberta para muitas possibilidades, e pular de certos barcos quando necessário.

    Agora comodismo é um problema maldito mesmo. Mas é tão comodo ser comodo...

    Beijos SAM!

    ResponderExcluir
  10. Oi, gostei do blog! :-)

    Equilíbrio em tudo: na conformação e na revolução. No foco e no devaneio. Caceta, acho que vou virar budista.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o paulo ...
    QUERO VIVER OS DOIS LADOS DESSA HISTORIA EXAGERADAMENTE...


    Só assim, me completarei, SEM MEDO.

    Super beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam, tudo bem?
    Menino, foco é fundamental em nossas vidas.
    Então, temos q estar sempre com os nossos pés no chão no quesito sentimental, as vezes podemos nos balançar para um lado nada agradável.
    Bjo menino

    ResponderExcluir