Seguidores

terça-feira, 6 de julho de 2010

Testemunhos: Beautiful Liar

Strauss e Maquiavel, defendiam uma espécie de 'mentira-nobre' elaborada por Platão, que tinha sua utilidade basicamente para o uso da diplomacia e política, mas no período contemporâneo, vejo que as pessoas tem se usado dela para persuadir e enganar baratamente os outros.
Como prova do que eu falo, separei 'seletos' comentários, proferidos por alguns 'memoráveis' que conheci após Março quando terminei meu namoro, lógico que não foram todos que agiram assim e ignorem qualquer ar de 'vitimismo' - que não há - mas considerem estes casos abaixo:



"....porque pra mim o importante não é a ligação a todo momento que não tem o que falar. Pra mim o que vale é a presença, cada momento que se passa junto. Logo se eu te amo, não preciso te ligar várias vezes por dia dizendo isso. Eu te amo, mesmo que não te ligue várias vezes por dia.
- Mas eu não te cobro justamente porque não somos namorados, por isso sumi. Eu apenas tinha dados, e eles eram estes: você sumiu e não me respondia as mensagens e tuas ligações eram sempre breves, como se eu te atrapalhasse...
- Se eu não tivesse interesse por você eu falaria, tanto que se voce vai a balada por exemplo eu confio, quem gosta confia, penso assim
.
"
Ex-ficante número 01, na conversa que teve comigo após o primeiro sumiço que dei ocorrido durante o processo de conhecimento.

Consequencias: Após a segunda chance dada por mim, nos finais de semana subsequentes, as ligações durante o sábado e domingo que já eram raras, eram atendidas numa incrível velocidade. Num passe de mágica ele 'sempre' tinha compromissos aos sábados e incrivelmente seu celular não funcionava. Cada dia era uma cidade: Boituva, Itu, Sorocaba, tudo pelo pai e pela sua empresa, afinal ele era uma pessoa muito compromisssada.

Resultado: Duas semanas de 'bolos' que ele me dava, desisti e acabei conhecendo semanas depois o que seguirá abaixo, com este último saí numa balada e para surpresa onde estava o 'número 01'? Encontrei-o sem camisa dançando na balada em que nos conhecemos, ficou visivelmente incomodado com minha presença e amigos meus que frequentam este local disseram já tê-lo visto várias vezes lá, nestes últimos finais-de-semana, certamente era esse o programa dele todas as vezes que me contava lorotas.



"(...) Detesto pessoas que não sabem terminar um relacionamento, inclusive meu ex é meu amigo até hoje (...)

(...) estamos nos conhecendo e eu estou adorando, mas não importa o que aconteça quero que voce faça parte da minha vida, mesmo que seja por amizade..."
Ex-ficante número 02, 'in' citações sobre seus procedimentos com seu ultimo ex-namorado.

Resultado: Após um final de semana em que ele disse que se sentia 'estranho', uma mudança de comportamento quase que instantanea, ele me mandou uma mensagem: "Te ligo pra gente conversar direito".
Nunca mais ligou.



"....ele saia, acontecia e achava que eu era idiota, quando ia pra casa de volta do trabalho na zona Norte pra Santo Amaro, dizia pra que nunca passasse pelo Ibirapuera, certo dia fui convidado por uim amigo a passar pór lá e pasme quem eu encontrei? Ele. Detesto quem engana os outros, isso é uma falta de respeito com o sentimento alheio, quem faz isso não merece a nossa consideração."
Ex-ficante número 03, dizendo sobre as mentiras contadas pelo seu ex-namorado.

Resultado: Do nada, absolutamente do nada, some sem dar uma satisfação sequer.


"o último cara que conheci me levou pra casa e lá acabei transando com ele, enfim, foi ótimo, mas depois disso ele não me atendia, não me ligava e simplesmente me usou, me senti um lixo. Não quero que isso aconteça de novo."
Cara em 'processo de conhecimento' atual ainda sem 'status' definido, qual eu avalio, ao conhecê-lo semanas atrás.

Resultado: Um dia depois de meu amigo dar carona a ele após a saída da balada, esse amigo me liga contando como foi e perguntando se eu sabia que ele vai embora pra Europa, após dois meses para um intercâmbio de um ano. Me senti como um idiota, já que estávamos saindo, e ele nunca citou o assunto, vindo a comentar com um amigo meu que acabara de conhecer.


O que mais me indigna é justamente o fato de todos eles afirmarem as mentiras e defeitos pelos seus 'ex' anteriores e por sua vez praticarem no seu dia-a-dia a mesma atitude. Penso em refletir se este tipo de comportamento é um desvio de personalidade - que é adquirida e formada a partir das experiências vividas - ou mesmo de caráter, este último oriundo desde o nascimento e praticamente irreversível.

Entendem com tantos argumentos, como se torna difícil confiar nas pessoas? Diante de tantas lutas perdidas, eu me sinto como um boxeador, que após direitas e cruzadas seguidas sem dó, nocauteado, sequenciosas vezes, insiste em subir no ringue mesmo machucado para lutar mais uma luta.
É praticamente impossível ganhar uma luta quando se está lesionado demais, logo o lance é pendurar as luvas e descansar e aí na hora em que os dedos estalarem rígidos novamente, pensar em voltar - ou não - a lona.


Vide 'academia dos sentimentos'. (post passado).

*Este 'post' não visa demosntrar tristeza, fragilidade ou tão pouco fitar tendências de pensamento universais com base nestes acontecimentos acima. Ele é uma análise de uma conjuntura particular minha e de considerações particulares sobre ela.

9 comentários:

  1. Ai adorei o post.. É atnta coisa pra comentar... Bem.. Vamos lá..

    É foda mesmo, qdo fiz o Yag foi por que um ano após o termino de um namoro ainda pensava nele e percebi o quão dificil era contruir aquilo que sai imaginando ser fácil, escrever seria uma grande catarse...

    A verdade é que não era tão facil qto eu imaginei e nem tão dificil qto ele tentou colocar durante um bom tempo na tentativa de me manter no cativeiro... Sabe aquela neurose do "nunca ng vai gostar de vc como eu gosto"????

    Bem... Tenho uma visão muito peculiar com relação a mentira um tanto qto diferente da maioria das pessoas (já até postei algo sobre), mas minha visão a cerca da desonestidade é a mesma que todo mudo tem...

    Enfim, para concluir digo q sim.. Qto mais velho vamos ficando e mais experiencias vamos adiquirindo, mais grossa fica a nossa casca e mais dificil a entrega... Dessa maneira é complicado acreditar...

    ResponderExcluir
  2. Não conceda aos outros o dom de te tirar do sério.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. é lamentável mesmo ... mas não desista de suas convicções e nem se tranque querido ... existem uns e outros ... vc ainda acerta ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Eu leio e fico até meio tímido de comentar aqui. Vc escreve de um jeito muito bonito e pessoal, isso é bacana!

    Já tive as mesmas três situações. Confesso que ainda não digeri tudo que aconteceu, mas vivo em um eterno progresso nesse sentido.

    Só tenho pena de quem age de acordo com o que critica: é uma forma de auto traição.


    Ab's!

    ResponderExcluir
  5. infelizmente a gente precisa conhecer muito sapo pra encontrar o príncipe!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu achei tudo muito cômico, nãpque eu esteja feliz com a tua situação, mas vide os depoimentos de cada candidato, um mais pirado qu eo outro, ô gente bitolada.

    ResponderExcluir
  7. F1: como diz o Foxx> É TUDO PUTA, MESMO!
    F2: Puta-falsa-contraditória 2 a missão. Mas é de se esperar mesmo, com a palavras "estranho" e "mudança" penso que ele deve ter se transformado no BARATON do Kafka.
    F(...): homi é tudo iguar!

    ResponderExcluir
  8. tem uma música cãntri dos Warren Brothers... acho que fala bem sobre o assunto

    sometimes we are the victims
    sometimes we are the crooks

    é difícil que sejamos coerentes sempre... acabamos sendo canalhas por não falar (por medo ou para evitar sofrimento do outro), canalhas por falar (uma mentira branca ou uma verdade muito cruel)... esse jogo é um caos

    (eu entro no msn escondido... rsrs)

    ResponderExcluir
  9. desulpa garoto eu estou rindo. mas esse beautiful liar sempre engana. não tenho experiencia com namorados, so tive dois ate hoje e com marcelo tenho 5 anos. mas o outro que eu tive era daqueles que queria eu e todos os outros que aparecesse.

    ResponderExcluir