Seguidores

terça-feira, 30 de março de 2010

Assumir: Ricky Martin


De fato, essa atitude cabe a cada um, no momento que se sentir mais confortável - ou certo - para isso.
Foi o que fez o cantor Ricky Martin, ontem ao revelar em seu site sobre ser gay, o que foi repercutido por toda a mídia internacional, como foi tratado aqui no Estadão.

Ele trata com muita serenidade o assunto - óbvio que isso se deveu as várias conversas que teve com amigos e familiares como ele mesmo relatou em todos esses anos - e frisando que se sente muito "abençoado por ser quem é".

Evidentemente que isso não pode ser espelho para a vida de todos nós na integra, mas é inegável que o papel que ele exerceu ao fazer isso de alguma maneira nos põe sempre a refletir no que somos e consequentemente no gay frente a sociedade de hoje.

Afirmo isso quando a afirmação pública vem de um homem que não tem um comportamento excêntrico, provocativo, chamativo ou mais próximo daquilo que nós intuitivamente - e a sociedade - decalaramos "ser costumeiramente gay". E acho que até por isso mesmo essa notícia me tornou mais próximo.

Martin, pode ter sido visto com um "affair" numa praia a dois anos atrás quando desencadearam a maioria dos rumores - com provas - sobre sua sexualidade, mas possui uma vida pacata até, inclusive possuindo dois filhos.

Acho interessante revelações públicas de pessoas com um papel significativo na sociedade, mesmo lamentar que parte dessas investidas só se deem com frequencia mais no setor artístico aqui no mundo latino. Lá na Europa já vemos ministros, diplomatas e políticos além de pessoas do mundo financeiro saindo do armário. O que fica distantes de pessoas como eu - e muitos outros - que não pertencem ao mundo artístico, mas estamos aqui nas profissões vistas como "de hétero" mas somos quem somos, desenvolvendo o trabalho de igual maneira ou melhor que eles.

Sobre qualquer coisa, acho interessante a declaração dele, por sua coragem, por nunca ter tentado enganar a imprensa com "falsas namoradas" e pela sua serenidade ainda esperando que aos poucos, a sociedade que tem uma "imagem construída dos gays" veja que nem todos eles são iguais.

E fica a frase que Ricky escreveu na carta em seu site de Martin L. King:
"Nossas vidas começam a acabar no dia em que nós silenciamos sobre as coisas que interessam".

4 comentários:

  1. eu achei legal o que ele fez e legal também que todos estão vendo isto de uma maneira bonita

    ResponderExcluir
  2. Aplaudo o texto e subscrevo! Concordo em absoluto!

    ResponderExcluir
  3. Já desconfiava disso... mesmo assim achei linda a atitude dele.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre soube... achei legal ele se assumir... mas odiei ele fazer isso pra vender biografia

    ResponderExcluir