Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Inconstâncias e Ansiedades

Divido com vocês papo que tive com um amigo, tempos atrás e que assim como eu também já passei por isso, prova o quanto muitas pessoas são inconstantes - assim como um painel de ações: ora cai, ora sobe, mais um fruto da ansiedade moderna - e como isso se reflete nas suas ações:

Ele conheceu um certo rapaz.
Foi adicionado por ele no orkut, com quem começou a conversar e culminou em se encontrarem.
Cabelos negros. Pele levemente bronzeada. Sarado. Enfim, aquele estereótipo que o pessoal adora.
Durante uma semana e meia rolaram encontros, saídas, teatro e nesse tempo ocorreram mensagens no celular, ligações em várias horas do dia e brincadeiras declaratórias - por parte dele.

Numa feira ele se voltou ao meu amigo e disse:
- Poxa, não vai dar desconto não? É presente do namorado ó!

Apresentando-o e comentando com amigos:
- Então você acha, o ex ficar ligando no celular do meu namorado?

Uma amiga dele:
- Fulano, ele me deu um presente de aniversário onde estava no bilhete: - "Com muito carinho de X e Y"

Só pra refrescar a memória dos meu leitores, toda a descrição se passa em uma semana e meia.

Agora, depois disso tudo, passada a terceira semana o cara virou - sem que houvesse nenhum motivo aparente, mudança de humor ou conjuntura que levasse a isso - e mandou uma mensagem pra ele do nada dizendo:

" Preciso conversar contigo depois, não quero mais ficar com ninguém...."

Foi ele que adicionou o meu amigo no orkut, foi ele quem chamou pra sair, ele que iniciou tudo e faz isso...

Meu amigo disse:
- Eu me preocupo tanto em não magoar as pessoas e elas simplesmente tratam o sentimento dos outros como lixo? Lógico que as pessoas tem o direito de não querer mais, mas elas estão cagando para o sentimento do outro.

Ok, mas óbvio que inconscientemente o meu amigo teria uma parcela de culpa no caso pois: considerando que uma pessoa que te conhece a uma semana dizendo que 'te namora' é no mínimo digna de uma atenção redobrada, pois ela de cara já se demonstrou excessivamente carente e é mais que propensa a fazer uma bela de uma cagada.
No caso dele, posso considerar que realmente estava rolando um lance bacana e mútuo, mas entra ai em questionamento justamente a 'entrega' e isso é uma questão particular de cada um. Eu não me entrego, uns se entregam demais e por aí segue a vida.

Óbvio, que, pra quem já viveu um pouquinho mais - e como eu -, sabe-se que não se deve confiar na atitude do outro (perceberam que nem me passa pela cabeça isso né?), deve-se sobretudo em situações explícitas como essa em se prever as sandices que possam ocorrer.

No caso do meu amigo, quando apareceram esses sinais, ele simplesmente continuou como estava e prosseguiu até ver onde ia. Provavelmente se fosse a mim, no primeiro 'namorado' a menos de uma semana, já teria lhe dito coisas que ou me odiaria - porque ansiosos, são como bêbados, não assumem - ou compreenderia o que estava fazendo.

Mas confesso que reler a minha conclusão, fez me sentir duro.
Seria eu alguém duro, alguém fechado ou apenas alguém coeso?

7 comentários:

  1. Um gato escaldado, talvez.

    Beijo! Que tem pra comer aí hoje?

    ResponderExcluir
  2. Só quero dizer que vc está em débito comigo.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho coeso. Faz todo o sentido desconfiar. Quem anda rápido demais sempre falha em ver as pedras na calçada.

    Beijos Sam!

    ResponderExcluir
  4. Acho que o medo absurdo de sofrer nos torne mais duros e frios, mas não acho que seja o seu caso. O que percebo é que você é um cara superpénochão e não vive de ilusões. O que talvez reforce este sentimento de descartabilidade da sociedade seja o fato de você morar em uma cidade gigante que muitas vezes engole as pessoas e seus sentimentos, isto está bem evidenciado quando vemos situações como a narrada acima, uma mistura de carência com desequilíbrio emocional. Linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Sam, chamo você de alguém coeso. Realmente, em menos de 15, a pessoa levar um "conhecimento" a nível de namoro sério de anos a fio é um pouco complicado. Enviar presente para alguém, assinando o cartão com o nome dos dois? Isso é coisa para quem tem no mínimo 01 ano de namoro. Não uma semana em meia. Confesso: sou carente, e ás vezes tenho arroubos de carencia que me consomem depois, quando analisados friamente. Mas querer assumir um namoro, sair espalhando isso aos 4 ventos é um pouco demais. Portanto, considero você um coeso e quero chegar a tal coesão um dia. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Na maioria das vezes gays e heteros têm as mesmas queixas quando se deitam nos divas dos terapeutas, quando o assunto é relacionamento. O que difere é a invisibilidade desse amor.Ainda não dá para namorar na porta de casa e melhor que encontros em moteis é ir morar junto logo de cara e aí morar o perigo, invertemos a ordem, atropelamos o tempo. Tudo é acelerado demais, intenso demais. E toda estrela que arde mais, apaga mais cedo. Conselho aos jovens, dêem tempo ao tempo.

    ResponderExcluir