Seguidores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Fator 'John Mayer'.



Adoro o último cd de John Mayer, foi um dos que indico aí na minha seção de 'sons do momento' e isso não foi a toa: ele tem uma voz bacana, gosto de suas letras, arranjos de som legais e que foram muito apreciados. Só pra acrescentar sem tornar isso relevante: ele é lindo, ao meu gosto. Fato.
Battle Studies, seu cd mais recente, tem uma sacada bacana, clips bem bolados e não a toa, ganhou vários prêmios.

Mas o foco aqui é o seguinte, no ano passado ele fez uma declaração racista numa entrevista na Playboy Americana e deu o que falar com Oprah, amiga de sua ex-mulher, dizendo que no programa dela estaria proibido de estar.
Confesso que por conta dessa polêmica, eu tive dificuldades para apreciar esse trabalho dele, pois por vezes, enquanto o ouvia, me vem a imagem do que ele disse e meio que 'cortava o barato' de ouvi-lo.
Aí me pergunto: Em cartas ocasiões, temos que separar o profissional do pessoal? Sempre? Boicotar alguém por não fazer parte das nossas idéias que dividimos seria válido? Em todas as ocasiões?
Questiono isso porque é claro que eu não consigo apreciar esse cantor graças ao fato dele aparentar ou ser preconceituoso. Mas, será que isso é realmente um empecilho ao seu trabalho?
E na vida real, quantos John Mayers existem por aí, que viramos as costas por conta de motivos semelhantes?
Até onde essa posição que assumimos é justificável?

11 comentários:

  1. quem de nós não tem seu momento racista né? fala sério ... mas concordo com vc ... tenho e tive dificuldades de separar as coisas ... enfim, coisas de nossa hipocrisia ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Eu tento, e até consigo fazer bem isso. Tenho mais dificuldade de apreciar um trabalho quando não concordo com a metodologia de trabalho para a realização do mesmo do que pela pessoa.

    Por exemplo, um dos poetas mais geniais pra mim é o Ezra Pound, que tinha coligações com o partido facista, e se não me engano morreu na cadeia por causa disso.

    Acho que o jeito de apreciar o trabalho de alguém influencia também. Pouco me importaria de curtir um som que nao ouviria por nao simpatizar com a pessoa no carro de um amigo, mas entrar na minha playlist são outros 500

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pensei que eu era o único neste mundo a gostar dele... legal ver bom gosto não é exclusividade minha...kkk

    quando às declarações, bem isso às vezes é um problemão. Sou incapaz de ter simpatia pelo Chico Buarque por conta dele sempre defender ditadores como Chavez e Fidel Castro, entre outras abobrinhas. Ditador é ditador, não importa se é de esquerda ou de direita, é tudo o mesmo lixo.

    O Joy Division também era meio assim no começo, até o empresário impedir os caras de dar entrevistas, para não macular a beleza da obra...

    ResponderExcluir
  4. Putz.. eu não consigo separar. Entendo uma pisada na bola, ainda mais em tempos de politicamente correrto, agora preconceito sustentado e explícito, deleto o cara e sua obra. Bj

    ResponderExcluir
  5. Eu acho o seguinte. Quando a pessoa trabalha com alguma instância da arte, deve sim ser boicotada. Porque de alguma forma, o seu eu, o pessoal, influencia a construção de seu trabalho de alguma forma.

    ResponderExcluir
  6. ser hipócrita é o q esperam de nós.

    a gte pensa racista (mesmo sendo preto) e não admite q o outro o diga.

    mas vamos combinar q não ficou legal pra ele.
    nem um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Amo, amo, amo muito ele e todos os discos dele. Esse último tá muito bom! Adoro Assassin e Edge of Desire.

    Abração, rapaz.

    ResponderExcluir
  8. É muito difícil separar pessoal do profissional porque, querendo ou não, uma pessoa racista será racista no trabalho também. Alguns traços das personalidades são muito fortes e característicos, não surgem só em determinados momentos...

    Agora, John Mayer tem músicas legais e músicas cafonérrimas. Your body is a wonderland, para mim, é de chorar de rir. =D

    E você para de me evitar! Tô ficando irritado! =P

    ResponderExcluir
  9. Hey querido,
    Adorei a postagem eu sou super fã do Mayer, me inspiro nele pra tocar e aprendi a tocar muitas músicas dele. Sabe o que é amor platônico? rsrsrs é esse o tipo de amor que nutri por muito tempo por ele. Até eu cair na real rsrsrs (sorry pelo momento confissão)
    Bju
    Esperando sua visita aos Versos Meus.
    Jay

    ResponderExcluir
  10. Ps. Acabei me esquecendo de comentar o o mais importante do post.
    Eu tb perdi meu interesse por ele e pelo trabalho dele, em partes por causa da entrevistas.É muito dificil separar as vezes o pessoal do profissional. Por uma lado porque idealizamos as pessoas... e quando descobrimos sua humanidade limitada e imperfeita como a nossa... já sabe né?
    Fuiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  11. Poxa, tem TANTA gente talentosa e ao mesmo tempo gente boa nesse mundo, por que perder tempo com um cretino como esse?!!! Eu boicoto na boa. Uma pessoa famosa tem o poder de influenciar seus fans, entao ele deveria ter uma índole melhor...

    ResponderExcluir