Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2011

Fé, Religião e Diferenças


Ser gay e tratar a questão da fé, ou da religião - que são distintas - é algo extremamente delicado.
Numa tentativa de abordar um assunto escrevi 'A Fé, O Gay e Deus' tentando uma reflexão do que hoje significa este movimento.
Hoje, vivemos num mundo mais secularizado - o que não é mal - mas que no âmbito gay é tratado com certo desdém porque históricamente as religiões foram muitas vezes as responsáveis pela abominação do gay na sociedade e óbvio que isso gerou feridas incuráveis.
Fazer esta distinção em muitos casos se torna importante, até porque o objeto central dessas mesmas religiões - geralmente Deus - é muito mais isônomo se tratado particularmente pela fé.
Nunca tive criação efetiva em nenhuma religião, quando menino me interessava mais pelas questões católicas e frequentava missas e algumas reuniões, na adolescencia, minha descoberta sexual gerou inúmeras crises, mas, talvez pela igreja Católica ser menos policiosa que as protestantes, me mantive numa conexão estranha com minha fé mesmo nesse péríodo.
Nesse trecho eu pulo para a barca da fé porque existe essa distinção que citei antes.
Muitas pessoas que passam por esse processo, após sua consignação, continuam a exercer sua crença: mais através da fé em si que pela religião.
A religião é aquilo que te prende aos dogmas, a idéias que por vezes são mais cartadas dadas pelo homem que por Deus (nesse caso) efetivamente.
Acredito que por isso que a fé em mim permanece tão viva e eu abstraio as bobageiras que são ditas por muita gente que deveria pregar justamente a aceitação, esta que Jesus em suas manifestações fez tão belissimamente mas muita gente teima em não ver.
Como dizem alguns, provavelmente, algumas igrejas ditas cristãs, se afastaram tanto daquilo que Cristo dizia que se Ele mesmo voltasse, talvez não seria aceito por elas mesmas.
A essência central de tudo isso: Deus, se manifesta isoladamente muito mais pura, misericordiosa e compreensível do que essas coisas todas que vemos que se fazem vozes Dele.



*De alguma maneira este se torna o post pela Páscoa. Não dessa comilança de chocolates, presentes, mas por algo bem maior que as promoções de lojas de departamentos.

5 comentários:

  1. Fé é um dom, ou você tem, ou não tem. Pode até aprender a exercitar, mas não será o mesmo de alguém que nasceu privilegiado. Se as religiões fazem uso errado da fé, isso é outra história, como você mesmo disse. Isso não torna a fé menos bonita, ou menos importante.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo tem fé, independente do tamanho mas tem.
    Deus ama todos igualmente, sem distinção de sexo, cor, raça, religião e é nisso que me seguro!

    ResponderExcluir
  3. Esta é a minha fé e a minha religião! Parabéns mais q perfeito ... Compartilhando este seu post no Face ...

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Um pouco atrasado ( mas em tempo de dizer) : MUITOS USAM A PALAVRA DE DEUS EM VÃO E SE DIZEM EMISSÁRIOS DELE E ESQUECEM DE EXERCITAR SEU MAIOR ENSINAMENTO... AMAR, AMAR E AMAR.
    Linda semana querido. Abraços. Maravilhoso o post.

    ResponderExcluir
  5. DPNN: Então, não acho que a fé seja um dom. AScredito que voce possa ter momentos diferentes de manifestá-la na vida. Talvez, ou seja só um devaneio meu. Vai saber. Beijos

    GELADEIRA: é isso mesmo! ^^

    BRATZ: Brigado querido!

    EDISON: Eles continuaram esquecendo disso e nós sempre lembrando.

    ResponderExcluir