Seguidores

terça-feira, 15 de março de 2011

Terremotos e Quando as mudanças podem te derrubar?


Tóquio é naturalmente propensa aos terremotos como toda a Honsu.
Aliás o terremoto está para a história do Japão, quase como o carnaval está para a nossa.
Quando houveram os grandes terremotos de início de século, num Japão já mais urbanizado, onde se devastava tudo e morria-se aos milhares, começaram a ser discutidas medidas de como se viver ali, com toda aquela sandia terrestre. Após anos de pesquisas, estudos e adaptações, as construções japonesas hoje, são as mais seguras do mundo, graças a tecnologia desenvolvida para resisti-las aos tremores constantes do arquipélago.
Mas óbvio, que tudo isso hoje, custou longo trabalho e assim sendo: o quanto as mudanças podem te derrubar?
Assim como o Japão e outras localidades do mundo, que vivem sob os efeitos sismatológicos e estão sempre sob reconstrução, alguns de nós ganhamos essa capacidade regenerativa... Mas as vezes, mesmo quando você já está acostumado a ver sua casa trincada de abalos, e sempre ter aquela massa corrida pra retocar a parede afetada, ainda sim em algum momento tudo isso soa demais pra você.


Como um reconstrutor e superador nato, estou acostumado a reerguer minhas cidades particulares destruídas por grandes tremores, onde as vezes mal sobra locais para dormir, mas às vezes, conseguido recuperar todo o ambiente em pouco tempo, dá certa tristeza testemunhar mais um abalo. De novo.
Mas a perspectiva podia ser ainda pior: haveria como ser uma devastação ainda maior e ceder todas as minhas construções, aí nesse caso, literalmente começar-se do zero.
Mudanças ocorrerão em toda nossa vida, frenquentemente, mas continuarão a ser fontes de dúvidas na mesma proporção em que ocorrem.
O jeito? Tentar com o tempo se tornar como as construções japonesas: indiferentes aos tremores.


"Não importa onde você parou, importa é acreditar em você de novo"
*Compilação de 'Recomeçar' de Drummond





**Esta postagem foi realizada na integra em 29/10/2010. Infelizmente o Japão encontrou nessa ultima semana um abalo que foi 'demais para ele mesmo'. E diferentemente do que havia escrito na ocasião, até as construções japonesas que são preparadas contra terremotos, sucumbiram ao tsunami. Esperamos que o Japão, continue sendo um exemplo de superação, passando 'mais uma vez' por cima da adversidade.

5 comentários:

  1. Ainda to na base de viver em hotel, é caro, mas dá pra se enganar por um tempo achando que aquilo é um lar, hehe

    Abs

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que temos que entender que vivemos pra aprender.É pra isto que estamos aqui.Com ou sem os "tremores" que a vida nos oferece.
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. S.A.M., grato pelo comentário no Celeiro. Vim aqui, conheci um pouco do seu espaço e já o indiquei a um selo que recebi no meu blog e preciso repassá-lo a outros blogs que sejam merecedores dele. O Prêmio Sunshine Award é um incentivo da blogosfera a blogs como o seu, que enriquecem o universo cultural através da internet.
    Sinta-se à vontade de ir lá e pegar seu selo.

    Abração, amigo!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, eu tb posso dar uma aula sobre reconstrução!

    Bj

    ResponderExcluir
  5. sempre pensar que estamos propensos a desconstruções e não destruições. Abalos internos sempre vão existir, voltar ao primário nunca ocorrerá, a própria mutabilidade da vida nos joga para uma outra dimensão, resta mesmo é acreditar que a desconstrução de hj é um avanço a ser vislumbrado com os olhos do futuro.

    Beijão moço!

    ResponderExcluir