Seguidores

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ciclos-Covardes, Falta de Personalidade e Desculpas-Esfarrapadas



'Não confio em ninguém, hoje nenhum homem presta.'
'Não quero relacionamento porque ninguém hoje quer nada'

É comum, em rodas de amigos, escutarmos uma série de ditados-prontos sobre que 'hoje ninguém quer mais nada' e logo não devemos confiar e todo-mundo-sabe-o-resto.
O discurso prático e simplista, tenta nos expiar de qualquer culpa com nossas ações justificando elas a partir do outro, que, como dizem: Homens hoje não valem nada.
Se você condiz sua conduta a partir do outro apenas e ele é um canalha, obviamente que 'por tabela' você virará outro canalha.
Simples assim.
Infelizmente isso, não é percebido por muita gente.
Quando escuto alguém, parafraseando idéias como as frases selecionadas e que viram pra mim e dizem:
' - Eu sei que é dificil né? Hoje em dia..'
Eu gentil-equinamente respondo:
' - A propósito, a minha situação não tem nenhuma conexão com o que você diz'.
Minha situação é a de alguém que não quer mais e ponto.
Situação semelhante foi quando decidi terminar uma relação pré-namoro onde ele gostava, mas eu não e ouvi seguinte pseudo-conselho quando informei que ele era bacana, se dedicava a mim e coisas mais...
' - Mas ele gosta de você, porque não volta?"
' - Qual a parte do 'eu não quero' você não entendeu?'
Numa idéia de que se 'eu não aproveitar a oportunidade agora' ela pode passar.
Quando se fica com alguém, sem que haja um real interesse, é uma situação fadada a traições e toda sorte de adjetivos ruins que conhecemos de cór.
Essa dualidade de comportamento cria o que chamamos de '8 e 80': Aqueles que se utilizam do comportamento dos outros para justificar sua falta de interesse por manter um relacionamento sem que precisem assumir isso e aqueles que acham que tem de achar seu amor até que o ultimo metrô saia da estação Tucuruvi com destino ao Jabaquara.
Existe uma 'data limite' pra encontrar o grande amor? Por favor, não me avisem, pouco me importa.
Voltando ao tema inicial, vivemos a confiança de nossa atitude 'a partir do próximo' num misto de falta de personalidade e de coragem. E assim, todos vão andando em circulos porque ninguém toma a atitude de fechar esse ciclo de covardia e muitos vão conduzindo relações 'nas coxas' apenas para não ficar sozinhos e assim seguem tranquilos já que não possuem culpa nenhuma não é mesmo?
Agora pude compreender porque Jesus dizia que devemos 'oferecer a outra face': interrompemos o ciclo de violência. E se raciocinarmos um pouco mais, fazendo como o outro, nos tornamos - por menos que seja - ele mesmo.

9 comentários:

  1. Eu não tenho culpa de naaadaaaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, muita coisa aí, hehe. Sei um quase nada de psicologia, mas bora arriscar a partir de algumas percepções.

    O ser humano é um bicho ambiguo pra caralho, pois ele mesmo cria atitudes que o abortam, por exemplo, moral e desejo. A moral está aí pra que nossos desejos não explodam. Isso é necessário? Sei lá. Essa ambiguidade também está no fato de que ao mesmo tempo que temos nossa individualidade, nós só nos reconhecemos na relação com o outro, nem que esse outro seja imaginário. Ao fazermos isso projetamos uma série de desejos e características nossas no outro ! O ser humano por mais que ele esteja bem sozinho, ele vai desejar desesperadamente um outro (e não to falando de carência, é necessidade mesmo).

    Nesse putetê todo o que temos? Uma série de pessoas determinando sua afetividade por padrões sociais, e todo mundo fica confuso pois hoje muita gente (pra não dizer todo mundo) confunde afeto, desejo e contratos sociais. A gente só entende qualquer enlace afetivo a partir de uma moral. Resultado: nos agarramos no que é fato e que já está normativado, por isso esse monte de cliche mascarando os verdadeiros desejos das pessoas.

    Quanto a ética no meio disso, fica pra um próximo post, viajei demais já nesse, #aloka

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Quando falamos sobre traição aqui , por exemplo, não questiono apenas a moral e o desejo, mas o respeito e a verdade.
    Quantas pessoas enganam os outros a troco do próprio prazer?
    Citaremos uma única situação:
    Não há por exemplo nenhum problema em se ter um comportamento sexual livre, o problema mora quando se há um alguém na história, e esse, não esteja ciente da situação, por exemplo.
    São micro-questões como essa que estão dentro dessa coisa toda.

    Obrigado pela sua opnião!

    ResponderExcluir
  4. Rpz que medo, quanta raiva em um post só! Nem vou te da conselho nem nada porque tenho medo de repetir!

    Então só desejo boa sorte com a superação de seja o que quer que seja!

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oie querido pelo que li no "Close" entrou bem o ano hein...rs
    Olha achei incrível esta postagem (como tantas outras q li) estou falando algo relacionado a este assunto no Lua dá uma chegadinha lá depois. Abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
  6. Caralhoooo!
    Esse post foi feito pra mim hahahaha

    Não achei o post pesado, só achei ele bem verdadeiro.Você escreve muito bem,SAM!

    Muito foda!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. gostei, muito, de ter lido o teu texto bem hoje.

    eu precisava.

    beijo pra ti

    ResponderExcluir
  8. As desculpas sempre vão existir. Sigamos como nossa consciência nos permita, e deixe que os outros reflitam sobre o que forem capazes.

    Um beijo SAM!

    ResponderExcluir
  9. deus permita q as desculpas existam.

    eu ri horrores com o comentários do edu lá em cima.

    ResponderExcluir