Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

Fidelidade Vs. Lealdade


Fidelidade: s.f. Qualidade de fiel.
Fiel: adj. Digno de fé, leal, honrado. 2. Que não falha, seguro. 3. Pontual, exato. 4. Verídico.
5. Ajudante de tesoureiro. 6. Fio ou ponteiro que equilibra o fio de uma balança 7.Membro de seita ou religião.

Leal: 1. Sincero, franco e honesto. 2. Fiel aos seus compromissos.

*Aurélio. Dicionário da Língua Portuguesa.


Estabelecer o que é primordial num relacionamento é algo complicado. Ninguém gosta de ser traído. Fato. O mundo gay oferece um sério agravante nos relacionamentos por possibilitar o sempre fácil acesso ao sexo esporádico. Com essa combinação resulta o que eu venho escutando muito nesses últimos tempos: "Não acredito em fidelidade, acredito em lealdade."

Pra quem acredita nisso, se voltarmos a definição do dicionário aurélio, encontramos ali a sinceridade, a franqueza e a honestidade. E aí? Ficou tão fácil assim, sair de uma palavra para a outra? O fardo não diminuiu. Veremos o porquê: esses princípios incluem colocar a outra pessoa a par de tudo que se passa com você o que pode ainda ser traduzido em outra palavrinha: transparência.

Se voltarmos a definição de fidelidade, pesa ali: Que não falha, seguro. Pontual, exato. Ok, mas nós somos seres humanos e portanto falhamos. Falhar é normal, mas exige-se o reconhecimento e humildade para obter-se o perdão. E se aproveitar da falha pra se justificar "sempre" descaracteriza a coisa. Ali na explicação ainda encontramos: leal, honrado. Opa! Voltamos a lealdade. Ou seja, uma coisa praticamente implica a outra. E agora?

Que é desagradável contar que traiu é claro. Assim como é horrível no ouvido de quem escuta. Mas o casal deve ter um trato. Ai que entra a cumplicidade.
Confesso que isso as vezes confunde até a minha cabeça, mas ouvi dia desses uma história que me ajudou nessa coisa toda: Que quando construimos um relacionamento verdadeiro é a lealdade que conta, porque não dividimos com essa pessoa apenas o sexo, mas também sonhos, esperanças e uma história. Quando o outro vai construindo com outra pessoa uma história paralela, é o que caracteriza de fato a deslealdade e em grau de gravidade é maior que a infidelidade. Como já ouvi, apaixonar-se por outra pessoa no meio da história nem é traição, mas sim, quando você não divide com quem dorme todo dia o que está acontecendo.

"Eu não tenho certeza sobre o que faria com uma traição, acredito que cada situação é única e estabelecer regras para isso é um tanto quanto perigoso. As vezes todos nós queremos uma segunda chance, mas quando é para oferecermos uma para alguém somos hipócritas. Fazer isso é ser falso consigo mesmo. Quem ama, sabe até onde ama. Se o amor for maior que a traição, porque não perdoar? Porque dizem por aí que não se pode fazer isso? Quantas coisas deixamos de fazer na vida porque os "outros" dizem que não pode? Só quem deve analizar isso é você, ninguém mais além disso. Cada situação é única.
Se coloque no lugar do outro, pense até onde suas fraquezas te dominam e consulte o seu coração sobre o que ele sente. O imortante nessa história é ser feliz. E a felicidade para cada um é particular."

*
Este post incluindo a parte em itálico, minha opnião na época, foi escrito no ano passado. Até então eu não sentia o efeito de uma traição.
Hoje, após ter sido traído no meu último namoro fato este pivô do término, vejo que mesmo após meses, ainda carrego - inconscientemente - marcas do que aconteceu e que isso - finalmente admiti - talvez seja o que me barra um 'aprofundamento' em tentativas de conhecer novas pessoas recentemente.
Perdi grande porcentagem da minha paciência e esse evento não foi de todo mal, até porque canalizei isto na minha carreira e estudos, mas tenho me sentido vazio. E este vazio não se origina de carência, mas da falta de disposição para algo novo.
Hoje, sinto que talvez não possuo mais a mesma opnião sobre esses dois termos.
E vocês?

13 comentários:

  1. o duro é mesmo depois de muito tempo vc ainda perceber que não esqueceu a traição...

    Uma hora terá que dar chance ao coração...enquanto não se achar apto, fica quietinho num canto. Aventurar-se sem estar pronto, resultará em decepção, ou em relacionamentos insossos....

    abração

    ResponderExcluir
  2. No fundo, fidelidade e lealdade são a mesma coisa. Quanto a superar a traição, acho que é uma questão de fidelidade e lealdade também, mas para com você mesmo. Ser fiel aos seus próprios princípios e sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. "Eu não tenho certeza sobre o que faria com uma traição, acredito que cada situação é única e estabelecer regras para isso é um tanto quanto perigoso. As vezes todos nós queremos uma segunda chance, mas quando é para oferecermos uma para alguém somos hipócritas. Fazer isso é ser falso consigo mesmo. Quem ama, sabe até onde ama. Se o amor for maior que a traição, porque não perdoar? Porque dizem por aí que não se pode fazer isso? Quantas coisas deixamos de fazer na vida porque os "outros" dizem que não pode? Só quem deve analizar isso é você, ninguém mais além disso. Cada situação é única.
    Se coloque no lugar do outro, pense até onde suas fraquezas te dominam e consulte o seu coração sobre o que ele sente. O imortante nessa história é ser feliz. E a felicidade para cada um é particular." Voce foi preciso nesta percepção ... cada caso é único e depende se existe ou não existe amor ... qdo o amor é verdadeiro e absoluto, perdemos muito do sentimento de posse e conseguimos entender um pouco mais dos limites de cada ser ... não estou aqui a defender traição por traição ... quedas estamos todos sujeitos ... traição para mim é trair sentimentos ... mas como vc disse cada caso é um caso ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. eu penso que não, mas com certeza ainda carrego reflexos de relacionamentos passados e olha que estou há 6 anos solteiro.

    E o joguinho de palavras é típico daqueles que não têm coragem de encarar e ficam adornando.

    ResponderExcluir
  5. o importante é ser fiel a si mesmo! ai sim a fidelidade funciona num relacionamento.
    quem vive de apenas agradar o outro trai a si mesmo e em compensação trai a própria relação (ih! rimou!)
    beijos

    ps: sim, o namorado ta melhprando querido. obrigado por perguntar. beijos

    ResponderExcluir
  6. E o joguinho de palavras é típico daqueles que não têm coragem de encarar e ficam adornando. [2]

    Sendo menos dramático que o AD, tenho as mesmas sensações que você no seu post e uma experiência parecida, e vi (vejo) que sempre que conceituo demais algo é pq não vivenciei aquilo de fato ou estou com medo de fazê-lo. Só comecei a entender o que significava lealdade e fidelidade a pouco tempo, e ainda assim é confuso. Percebo que essas palavras tão ligadas demais ao meu ego. Lealdade é algo que não se pode mentir, pois antes de tudo, você tem que ser leal a si mesmo, a seus valores e etc. Fidelidade é um acordo que se baseia na lealdade, mas que normalmente exclui o desejo humano, como se fossemos robos programáveis

    Enfim, vc é um fofo ! Huahauh

    ResponderExcluir
  7. Oi Sam, tudo bem?
    Menino, fidelidade é relativo, eu prezo é lógico, mas prezo mais a lealdade.
    Ah, vota em mim no top blog, é só clicar no link do lado esquedo do meu blog brigadão.

    Bjo
    :)

    ResponderExcluir
  8. Essa discussão é de fato complexa e poderia levar teeeempos falando sobre... Vivemos numa sociedade onde o processo de aprendizagem é sempre linear e cartesiano. Entendemos que conceitos estanques facilitam a compreensão e mediam a vida e são por essas e muitas outras que vamos nos pegando em regras irrefletidas, dogmas e outras manifestações nesse sentido. Dessa maneira aprendemos que a partir do momento que estamos numa relação com alguém e temos um contato físico ou sentimental com outra estamos traindo. A questão é que a coisa não é simples assim, caímos na sua introdução do “o que é traição”... Trair me parece ferir tudo que está no contrato psicológico presente num relacionamento. Logo, pensando dessa forma, o simples ato da mentira seria por si só uma traição... Precisamos deixar de ser hipócritas e deixar de engolir irrefletidamente o que vem d fora... Penso q esse é o caminho...

    ResponderExcluir
  9. Acho que um relacionamento tudo é muito pessoal o significa das palavras é dado pelas duas pessoas, hoje sexo delivery é que mais tem, ainda acredito que para haver uma traição ouve uma falha das duas pessoas, mas isso também reflete que houve uma falha no dialogo e principalmente na transparência do casal, acho que devemos assumir a nossa culpa na traição, mas não desculparia ...

    ResponderExcluir
  10. Eu vejo lealdade e fidelidade como a mesma coisa. Mas acho que essa questão da história paralela deve ser considerada em termos. Não digo em relação a uma vida com outra pessoa, mas acho que para um relacionamento dar certo, duas pessoas não tem que necessariamente se tornar uma: cada um deve deter suas particularidades e uma vida privada em adição à vida em casal, o seu cantinho. Todo mundo precisa disso.

    Um beijo SAM!

    ResponderExcluir
  11. É difícil!!!
    É importante!!!
    Não é impossível conciliar os dois.

    Ótimo blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Entendo o que você acredita.

    Essa é a sua posição. Então, quando estiver com alguém, essa sua posição deverá ser discutida em cima da posição do parceiro.

    A porcaria toda é essa, tem o outro, a posição do outro...

    ResponderExcluir
  13. é... já sofri muito nessa vida por não saber diferenciar lealdade de fidelidade! T.T

    ResponderExcluir