Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Bem, o Mal e o que você quer que seja


Quando me deparei com a notícia da filha que foi absolvida pela morte do pai pela Justiça, óbvio que eu procurei verificar do que se tratava além da manchete sensacionalista. Severina Maria da Silva, de 44 anos, foi absolvida por um júri popular no Recife diante da acusação de mandar matar o próprio pai, com quem teve 12 filhos.
Conforme o processo, o pai a submetia a abuso sexual desde que ela tinha 9 anos. E agora, diante da possibilidade do pai promover a mesma violência com suas filhas pequenas, após inúmeras denúncias a polícia e pedidos de prisão sem efeito, ela, para defender a prole, mandou matar seu próprio pai.
O interessante dessa decisão da justiça é que está mais que claro que de fato, para Severina, esta foi a única alternativa diante de um Estado que fracassou no dever de lhe garantir segurança e a suas filhas. Contudo, um precedente como esse, abre para nós uma pespectiva de pensamento mais ampla sobre o que é bom e o que é mal.
As pessoas possuem um senso comum falso naquele dito popular 'pai é pai' ou 'mãe é mãe' como se esse ente familiar fosse incólume a qualquer desvio de comportamento.
Esse precedente é importante porque a sociedade brasileira é extremamente patriarcal e conservadora, e isso mostra que por muitas vezes numa adoção, o verdadeiro sentimento paternal/maternal se mostra legítimamente mais que em seu semelhante biológico.
Por isso, graças a esse avanço que a Justiça vem se desburocratizando e se desestigmatizando de 'sensos comuns' da sociedade e preterindo a particularidade de cada caso.
É sobre situações como a de Severina que podemos fazer uma analogia a adoção por casais gays, que é tão rechaçada por alguns setores da sociedade, mas que pode ser uma solução para tantas crianças sem lar e sem carinho abandonadas em instituições por esse país a fora.
Esse exemplo lamentável de Severina mostra que a pedofilia não tem nada a ver com ser gay e que infelizmente - principalmente no Norte e Nordeste - assim como a prostituição infantil, estão muito mais presentes na nossa sociedade do que imaginamos. Inclusive nos principais redutos eleitorais de deputados hipócritas que fazem a associação tão nefasta que me referi.
Uma pena.

5 comentários:

  1. ah, essa associação de pedofilia com homossexuais só existe pq pedofilia se tornou, nesses tempos modernos, o crime mais nefando que existe. é o pior crime possível!

    ResponderExcluir
  2. Pai é mãe, mãe é mãe, e criminoso é criminoso, e deve sofrer as penas da lei, seja quem for.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho válida qualquer forma de defesa, quando esta implica defender os seus! Severina teve uma atitude heróica, por isso foi absolvida.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Já vi milhares de casos que ao invés da justiça prender o pai, prende os filhos em abrigos. Lamentável!

    ResponderExcluir
  5. É por essas que eu falo que o povo exagera quando fala do valor da "família"...

    Abraços!!

    ResponderExcluir