Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Insensata Realidade

Fonte: Agencia O Globo

Uma reportagem muito interessante publicada hoje pela edição carioca do O Globo, intitulada "Um teste de tolerância" mostra que apesar de Insensato Coração haver terminado a menos de uma semana, a realidade é tão Insensata quanto muita coisa que vimos na referida novela.

A integra da reportagem está aqui e vou selecionar pontos importantes dessa reportagem que foi as ruas da zona sul carioca acompanhar dois casais, um gay e um lésbico, nas ruas e verificar o comportamento das pessoas mediante a troca de carinho desses casais.

"Numa bonita tarde de sábado, o passeio de dois homens pela Praia de Copacabana causou um pequeno alvoroço. Ao caminharem de mãos dadas, trocando carinhos, o ativista social Felipe Gomes, de 30 anos, e o arquiteto José Maurício Lima, de 40, provocaram reações que variaram de olhares arregalados a comentários maldosos. Houve, é claro, quem encarasse o casal com naturalidade, mas não foi o caso da maioria.

Na altura do Posto 5, um grupo de pessoas, na faixa dos 60 anos, trocou cutucões e cochichos ao avistar o casal. Um homem balançou a cabeça em sinal de reprovação. No entanto, ao ser abordado pela equipe de reportagem, negou ter preconceito em relação a homossexuais:

— Não estávamos falando deles, não. Por acaso, conversávamos sobre a novela. Todos nós torcemos para que os gays tivessem um final feliz. Só acho que a praia não é lugar disso, afinal, passam muitas crianças por aqui."

Ou seja, na mente dessas pesssoas a troca de afeto é uma atitude inapropriada para crianças, mesmo o STF dizendo que o beijo gay é como qualquer beijo.

A situação realmente se agrava quando esse casal se dirige a dois bares no Botafogo onde no segundo deles está havendo uma transmissão de futebol, onde as provocações são bem mais acentuadas:

"No primeiro, um homem de meia-idade não escondeu a irritação quando o casal escolheu uma mesa ao lado. — Agora é assim? — perguntou a um garçom, que não esboçou reação. O desconforto, nesse caso, foi tão grande que o homem pediu a conta e foi embora do bar deixando metade de um copo de chope para trás."

No segundo houve até intimidação:

"... presença do casal gay também não foi muito bem aceita. Um grupo de torcedores fez piadas e gestos de reprovação a cada beijo ou abraço de Gomes e Lima. Um homem que aparentava ter 50 anos se levantou e passou perto do casal dando um riso debochado. Já do lado de fora, não parou de encarar os dois, como se quisesse intimidá-los."

Cliché pra algum de vocês?

Isso ainda é o Brasil. Mas como disse Tony Goes nesse post "as coisas estão mudando mais rápido do que imaginávamos" . Esperamos.

19 comentários:

  1. Cara, eu li essa reportagem, vi o vídeo que está associado a ela e sei que isso é infelizmente normal em todo lugar. Mas como eu não estou nem aí para o que os outros pensam, nem me mordo com isso. Só fico preocupado, claro, com demonstrações mais agressivas de preconceito. Whaterver... A gente (sobre)vive!

    ResponderExcluir
  2. estão?
    pra qm vive no mundinho paulista/carioca está, mas para qm vive no nordeste, duvido q algo tenha mudado realmente...

    ResponderExcluir
  3. E olha que a impressão foi péssima mesmo! Porque além de tudo o gps do meu Android parou de funcionar em Sampa e me perdi zilhões de vezes ;-) Mas as férias foram tão boas que já abstraí tudo isso


    Acho que as coisas estão mudando mesmo e como tudo que muda, as gerações mais velhas tem mais dificuldade em aborver, mas vejo a faixa de idade da minha filha quase sem preconceitos ;-)

    ResponderExcluir
  4. Há esperança em que as coisas mude!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sam, é um prazer recebê-lo lá no DSL. Espero que tenha gostado do ambiente do blog. Eu estou fuçando e adorando o seu. Vou te linkar lá. Bjo

    ResponderExcluir
  6. olha essas coisas me deixam desanimado cada dia mais, quando a gente acha que a sociedade pode ser melhor, aparece cenas de homofobia e plena ignorância e o pior de tudo que acreditam que casal gay deve ficar escondido como se fossem bichos

    ResponderExcluir
  7. Acho, e só acho, que esse processo está no começo. Mas como afirmo, é um processo. Bom saber que estamos alcançando cada vez mais espaço na mídia.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de muitos criticarem, a Parada Gay está aí para isso: tornar corriqueiro algo que é tão estranho a alguns que suas reações parecem preconceito. Muitas vezes realmente é. Mas em outras ocasiões é apenas falta de educação.

    Já não dizia o moço grego que educar as crianças torna desnecessário punir adultos?

    Pois é.

    ResponderExcluir
  9. A cultura brasileira é muito machista, isso vem de berço...
    Muitos cresceram ignorantes por ouvir piadinhas dos pais, avós, enfim...
    Para reverter a situação, levará muitos anos, quem sabe nas proximas gerações...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Tá mudando... devagar e sempre... fé!

    ResponderExcluir
  11. ahuahuah.
    adoro qdo vcs gostam do que eu posto. Certeza q ela vai ganhar uns premios por ai. Tbem, com aquela boca!
    :P
    bjo querido!

    ResponderExcluir
  12. Caramba, SAM, e isso foi no Rio! Imagina se fosse...
    Enfim, por coincidência conversava hoje com uma amiga na rua, aqui mesmo em Copa, e ela comentou:
    "Junior, e eu pensava que não era preconceituosa...Estava no metrô e vi 2 garotas muito novinhas trocando carícias íntimas, mas daquele jeito que chama atenção, saca? Então, me peguei pensando assim: Meu Deus, tão novinha e metida nisso ...
    Eu interrompi e disse aquilo que ela já havia concluído: "Pois é, se vc a visse com outro garoto da mm idade, fazendo a mesma coisa, não pensaria assim, né? Ia até lembrar dos bons tempos..."
    Rimos muito e ela reconheceu que é difícil encarar um casal gay se 'pegando' publicamente como algo "normal".
    E olha que ela é 1 pessoa bacana com uma boa cabeça.
    Bjaum.

    ResponderExcluir
  13. Voltei pra corrigir uma coisa> uma das meninas era muito novinha, parecia ter uns 15, 16. A outra parecia ser "de maior".

    ResponderExcluir
  14. A novela é uma obra aberta e sujeita a imaginação e a criatividade de seus autores e co-autores. Foge muitas vezes da realidade porque é uma ficção. A vida REAL é bem menos colorida e bonita.
    Lindo fim de semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. A reprovação das pessoas é o minimo, o pior mesmo é o medo da agressão fisica.

    ResponderExcluir
  16. Belezinha?
    Indiquei um desafio literário lá no blog para tu responder. Fica à seu critério postá-lo.
    Caso tenha interesse em responder, fique a vontade, caso contrário, sem problemas...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  17. FOXX: Essa não é opnião só nossa. Eu mesmo tenho muitos amigos no nordeste e converso com eles sempre.

    ASTERISCO:Enfim espero que sampa se redima.e as novas gerações realmente já devem vir 'mais trabalhadas' no quesito tolerância.

    DECO: Amem. Amo-te.

    MUÑOZ: Também te fuçei lá no DSL :P

    FRED: Então, esses movimentos são consequentes da nossa visibilidade que aumenta, assim como foi com as mulheres e com os negros na sua busca de direitos sabe? E sim, como tem gente que pensa assim, vide nossos deputados evangélicos aff

    ALGUEM: Isso aí.

    K: Também tenho essa visão da Parada.

    RO: É a nossa esperança.

    EDU: ^^

    DAN: To desde o fds ouvindo ela :P

    ANTONIO: Obrigado!

    JUNNIOR: É a questão das pessoas se acostumarem mesmo.

    EDILSON: Mas nessa novela até que trataram bastante desse assunto.

    JUNIOR: Verdade. Por isso se argumenta tanto a favor de leis específicas.

    RO: Vou ver meu querido, mas devo postar aqui sim! ^^

    ResponderExcluir