Seguidores

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Deus salve os Bons Blog!


Os blogs em si quando surgiram, tornaram a internet um espaço de maior reflexão. Pessoas, resolveram colocar idéias num espaço em que aquele 'agente pequeno' possuía pouca ou nenhuma visibilidade.
O interessante dessa ferramenta é que na maioria das vezes, obriga a alguma reflexão, afinal, você habitualmente regide e até pelo próprio formato que exige que você 'elabore algo' sobre determinada idéia ou assunto e não que solte apenas frases soltas por aí.
Nos ultimos dois anos, outras ferramentas como o tumblr e o twitter, ganharam espaço. O twitter e seus 140 caracteres se tornaram um espaço pra se dizer geralmente frases-feitas, não proporciona muita reflexão. É mais como aquele jornal que distribuem no metrô, que te faz ter uma idéia do que se passa, mas que se você lê-lo apenas, continuará apenas com uma idéia superficial de tudo. As vezes você necessita apenas 'causar efeito' sem produzir algo relevante.
Piadas são ótimas, todo mundo gosta, o problema é quando tudo se torna apenas piada-horóscopo-frasesfeitas e nada mais.
Ele trouxe um fato novo: o das celebridades estarem inside aos fãs e compreenderem melhor seus pensamentos mas muitas dessas mesmas celebridades deixaram essa ferramenta alegando uma certa 'invasão de privacidade'.
Evidentemente o twitter é um reflexo da sociedade que é enxarcada com uma enxurrada de informações e que foi acostumada a apenas absorvê-las. Uma sociedade que perdeu o senso de reflexão, de questionamento, que acredita que não se deve perder o tempo com isso: a sociedade da superficialidade.
O tumblr, que é basicamente uma ferramenta de compartilhamento de fotos surgiu com um propósito interessante, mas assim como Adele virou artigo de feira, o Tumblr virou apenas um 'fotolog sem propósito', já que este último, permitia um formato onde você podia desenvolver algum conteúdo ou expressar idéias, o que eu chamaria ignorantemente de 'ferramenta mais inteligente'.
Penso que no meio disso tudo, o blog resiste, permitindo-se ser um espaço mais reflexivo, mas que também pode ser descompromissado, com um equilíbrio que nos livra dos perfis imbecis e prontos, das replicações idiotas e das frases sem raciocínio do Twitter ou dos albuns de fotografias sem propósito do Tumblr.

- Deus, salve os 'bons blog'!

21 comentários:

  1. E a gente bem tem uns bons blog pra ler, né?
    Ahaza, rs
    www.confissoesaesmo.com

    ResponderExcluir
  2. além disso, fazemos bons amigos na blogosfera
    como você meu lindão

    beijoooooooos

    ResponderExcluir
  3. Eu tô curtindo muito o Tumblr e lá permite-se sim produção de postagens mais consistentes, basta digitar no espaço "text".

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Me passa então seu endereço de lá que eu tô com saudade :P

    ResponderExcluir
  5. Detesto redes sociais, twitter entre outros...

    Porém sou viciado em blog, pois lemos coisas simples, porém verdadeiras, não há aquelas frases toscas copiadas e coladas, além de interagir, descobrimos afinidades com os blogueiros, nos identificamos...

    Diferentes de outras ferramentas superficiais, cujo muitos seguem, adicionam baseados em fotos, em perfis toscos...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sam, tudo bem?
    Menino, concordo plenamente com vc. As vezes a gente passar por um blog ou outro e vê cada coisa idiota, sem nexo. Mas ainda bem que existem os interessantes, os descentes ñ é? rs
    Tá sumido heim? rs
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Twitter eu tentei, e não consegui. Tumblr eu tenho medo. E sou prolixo. Ou seja, o Blog foi feito para Yo. Hahaha

    Viva os blogs.

    ResponderExcluir
  8. CONGRATULATIONS MAN, I AGREE WITH YOU. GOD SAVE THE GOOD BLOGS...RS
    Linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Sam, querido, vocÊ disse tudo. Tenho Twitter, mas não consigo utilizar com frequência porque não gosto de estar o tempo inteiro usando frases feitas...e nem sempre estou com inspiração para lançar frases filosóficas. O tumbrl eu nunca nem usei. Até agora só me rendi ao Facebook. E pretendo permanecer com o blog por muito e muito tempo. Porque adoro escrever, adoro dizer o que se passa comigo, ou ao redor. E adoro as amizades que faço através das palavras. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. São por essas e por outras que eu sempre falo que a blogsfera é um espaço de gente diferenciada (de fato diferenciada, não como as que o bairro de higienopolis se referi), dificil até de tomar suas opiniões como padrão, pk de um jeito ou de outro a gente segue na contramão numa sociedade onde pensar é um sacrifício... Compra-se tudo pronto.. A gente pensa, repensa, discute, polemiza sobre tudo nessa vida.. Desde a fazenda até política internacional.... Amo muito esse lugar!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá S.A.M.!
    Encontrei o teu blogue por acaso e estou a gostar muito de o conhecer.
    Muito mesmo!

    Abraço

    http://www.rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Viva "os bons BLOG"!!! Hahaha! Concordo, gatucho sumido!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu sou meio suspeito pra opinar sobre isso porque não me dou muito bem as redes sociais em geral. Tento, mas não vinga, sabe como é?
    Não poderia afirmar que não gosto. Talvez me falte competência. Acho o Twitter, o Face e cia ltda. interessantes e até úteis para algumas coisas. São práticos e rápidos nas informações.
    Já o blog, eu adoro. Me sinto em casa e torço para que não se transformem em coisa ultrapassada.
    __________________
    Adorei a sua visita e, mais ainda, o seu comentário na postagem dos cafuçus (rs). Precisava de mais votos para definir o cafuçu mais sexy da semana. Muita gente falou, mas não apontou o preferido.
    Amanhã publicarei uma postagem com o resultado do 1º semifinalista e com outros concorrentes para serem votados. Sempre aos sábados.
    Se puder, passa lá pra votar, blz?
    Bjaum.

    ResponderExcluir
  14. Sam, tu tá bem?
    Menino, brigado pelas felicitações dos 4 anos viu?
    Ah menino, mas é tão bom o friozinho daqui, fora q acabamos sendo a exceção do restante do estado né? rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. HAha, adoro ler bons blog, fiz muitos amigos legais e de verdade por essa rede aqui. Mas eu quero saber o porquê de vosmicê ainda não ter comentado no meu blog! Shame on you.

    -> Te adoro, beijos.

    *DB*

    ResponderExcluir