Sabe aquela mulher feia, que só de você dar risada de longe já acha que está falando dela sem estar?
Pois é, muita gente age assim quando se fala em homofobia. Quer exemplos? Esse caso do Marcos Mion e da suposta ONG que
teria processado ele pela suposta conduta homofóbica sendo que na verdade não se sabe nem se o processo existe.
Pode ter sido de mal gosto a brincadeira, mas de fato achei que foi pouca coisa pra gerar um processo, afinal a gente ouve coisa bem pior por ai que não tem o mesmo respaldo. Lembro-me da piada feita pelo Rafinha Bastos onde ele fazia alusão a uma hipótese em que
o estupro era um favor .
Uma coisa que não se pode confundir sob nenhuma hipótese é o respeito que deve-se ter pelas transexuais e transgêneros, que por vezes, rodeadas a vida inteira por preconceito, difamação e calúnia, em alguns casos desenvolvem esse comportamento '
mulher-feia' inconscientemente.
Quantas vezes você, sendo gay, já não criticou um párea mais afeminado? Vezes por gosto mesmo - a questão da atração sexual - ou por ridicularização?
Qual a linha define a discriminalização do humor sarcástico sadio?
Pode-se não se sentir atraído por um cara afeminado - que preconceituosamente, julgamos por 'passivo', como se o jeito de usar as mãos definisse quem 'come' e 'quem é comido' - mas isso não lhe dá o direito de menosprezá-lo, assim como o afeminado não pode acusar uma afirmação se ela é baseada no gosto pura e simplesmente, aí ele se faz de vítima sem nenhuma necessidade.
Esse meio termo, que é extremamente difícil de atingir, várias vezes gera motivos de discussão e de fato, muitos de nós reproduzimos algum comportamento preconceituoso.
Quantos de nós não menosprezamos um outro gay na balada pela aparência? Pela roupa? Pelo corpo? Pela classe social? E o que isso é?
Preconceito? Preconceito.
Uma amostra infame temos em São Paulo: aqui, se faz um diferenciamento excessivo entre os gays quanto ao bairro que se mora. Toma-se essa generalização barata pra simplificar as pessoas, homogeneizando todo mundo como se não houvessem condomínios de luxo em Barueri e Santo André, e como se Morumbi e Bela Vista não possuíssem favelas e cortiços.
São pontualidades que deveriamos observar muito bem quando ouvimos algo ou quando reproduzimos nossas idéias.
Afinal, já diziam os sábios antigos que '
nascemos com uma boca e dois ouvidos', suposta indicação do Criador que nos tornamos mais sábios ao observar e ouvir mais do que falamos.