Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Machucados, Mortes e Curas

Quando você se machuca, é provável que sinta muita dor, e que, dependendo da fratura,
demore para cicatrizar. Isso, quando não fica uma cicatriz latente na pele ou um trauma quanto a situação que te provocou tudo isso. O famoso medo da repetição: todos nós somos treinados para evitar a dor, o sofrimento custe o que custar.
É exatamente isso que acontece conosco quando somos feridos no coração: cada pessoa tem uma reação diferente, uma forma particular de enfrentar esse problema.
Tem gente que busca outro logo, para tomar o lugar vazio. Tem gente que se fecha. Ás vezes pelo medo de errar, outras por desistir, ás vezes nem se sabe direito o porquê.
Tem gente que se esconde.
Tem gente que muda por um tempo. E tem gente que "morre". Morre, no sentido psicológico da coisa.
Antes, quando eu via um desses "mortos", pessoas que já foram traídas, ou calejadas pela busca de um sentimento, via nelas um quê de derrotismo, via falta de vontade ou simplesmente via uma situação imposta por si mesmo para evitar sofrer. Uma espécie de blindagem própria, mas, vi que na realidade o que ocorre é muito mais complexo. Quem procura o amor, busca algo que não depende de nós e que portanto está sujeito a toda sorte de desafios e de fatores que sequer conhecemos ou possamos prever, alguns fatores que não estão em nós, estão no outro.
E é por isso que essa "hibernação" que alguns de nós nos impusemos, precisamos encarar como uma fase, como um período que a gente se fecha, como a pele aberta pela ferida necessita para cicatrizar e que assim como a rompidão aberta por muito tempo pode gerar imensas complicações e em alguns casos até a morte, também as nossas precisam desse tempo para cicatrizar.
Dói, porque as circunstâncias que nos causaram tudo isso vem por vezes acompanhadas de um 'trauma' - nomearei assim para facilitar a compreensão - e que em alguns casos, provocam depois deles dessa superação uma transformação, ora positiva, ora negativa.

O importante? Tentar fazer com que cada divisor desses nos mude. Para melhor.

Como dizia uma frase que não se conhece o autor: "Lágrimas tem o poder de amolecer os corações duros, mas também podem endurecer os corações bons."



*Antes que perguntem: comigo está tudo bem. Apenas devido a simultaneidade de ocorrências assim com alguns amigos achei interessante refletir sobre isso.

9 comentários:

  1. Tudo a seu tempo. E que sua felicidade venha no tempo certo, mas em breve! :-)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho até que sou repetitivo aqui em tecer elogios a categoria e forma com que você sensivelmente capta sensações e transforma em textos inspiradores e verdadeiros. Minhas cicatrizes estão por toda parte mas não desisto! e das lágrimas tento não endurecer o coração... pois sei que ele será o alvo definitivo de alguém especial em breve... vamos levando né?

    Bjo grande pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Cada um lida com suas marcas da maneira como lhe convém.
    Houve um tempo que eu era meio negativista. A cada tombo, eu me fechava em copas.
    Com o tempo fui percebendo que eu nada mais era que um produto não só daquilo que eu vivia, como também da forma como eu deixava a vida agir em mim.
    Tenho minhas marcas, claro. E elas muitas vezes norteiam cada passo que eu dou.
    Mas elas não mutilaram as pernas dos meus sonhos.
    Portanto, sigo a caminhar.

    www.meioameioblog.blogspot.com
    DEZESSEIS

    ResponderExcluir
  4. muita gente pode não entender o q vc escreveu, mesmo sendo tão claro.

    eu entendo perfeitamente.

    por mim, dava um ctrl+C e respondia a todas as pessoas que não me entendem.

    só uma fase. é a frase q eu mais digo.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou um morto. Mas nem acho uma coisa ruim. Nem agora, a beira de algo maior com alguém, deixei de ser morto.

    Ouvi dizer que a dor é a melhor professora que existe. E eu acredito. Me transformou em um excelente aprendiz.

    Beijo SAM.

    ResponderExcluir
  6. Refletir é sempre bom, seja sobre o que for.
    E fui te lendo e pensando sobre o que escreveu.
    Bem interessante, na verdade.
    Conheço pessoas de todos os tipos que citou. Eu mesmo, depois do término de um longo namoro precisei de UM BOM TEMPO para me sentir de novo pronto pra encarar algo. Deixei passar boas oportunidades simplesmente pq não queria de novo sofrer.
    Mas, esse tempo acaba passando quando vc conhece outro alguém que lhe pareça valer a pena.

    Muito bom te ler, Sam!
    Saudade de ti.
    Bjos
    www.confissoesaesmo.com

    ResponderExcluir
  7. Tudo faz parte do processo de amadurecimento, são as experiências particulares que vão desenhando pro Homem que destino Ele quer dar a cada evento de sua existência. Otimo post. Linda semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. EDU: Deus te ouça!

    CIELLO: é isso e também o primordial: ser feliz consigo mesmo. Conseguindo isso o restante de bom que a vida nos trás é só pra agregar!
    Obrigado pelos elogios.

    EUZER: O lance é esse mesmo: muito do que vivemos são coisas que permitimos. não podemos ter o controle de tudo, mas podemos encarar a dor sem transformar ela na nossa morada. E o pior: Tá cheio de gente fazendo isso por ai :(

    ANTONIO: Nos entendemos! :P Adoro tua escrita homem!

    ResponderExcluir
  9. LOBO: Voce foi alguém que aprendeu a fazer da dificuldade uma oportunidade, sempre teremos essa lição na vida, então, não custa utilizá-la a nosso favor né?

    AUTOR: Acho que se todo mundo entendesse isso, seriamos poupados de tanto aborrecimento. E o melhor, compreendendo que isso é algo absolutamente NORMAL né? Beijao!

    EDILSON: Obrigado! Amadurecer nunca foi fácil não é mesmo?

    ResponderExcluir