Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Censo: Brasil possui mais de 60 mil casais gays.


Quando verificamos na primeira contagem oficial do Censo Brasileiro que incluiu os casais homoafetivos, observamos que existe um universo que muiitas vezes não conhecemos. Quantos casais existem por aí nesse Brasil afora?
Esses números preliminares do IBGE de alguma forma começam a mostrar o retrato do gay no país e reflete que, existem muitos casais que moram juntos. Aliás, esse estudo mostra apenas esses casais que residem juntos, portanto, excluem aqueles que tem uma relação estável mas moram separados e outras formas de união que não contemplam a mesma divisão do teto.
E todos nós sabemos que, apesar de nos grandes centros tudo ser muito mais favorável a possibilidade de uniões conjugais - mesmo com todas as notícias lamentáveis que temos aqui mesmo em São Paulo - a situação do gay, no interior do país ainda está longíssima de favorecer uma melhora de perspectiva. Existe ainda muito preconceito, muitas barreiras e por isso mesmo que esses números são importantes, porque eles emergem de uma sociedade totalmente desfavorável a essas uniões.
Um tipo de estudo importantissimo também para pressionar as autoridades a reconhecer os direitos da união gay no país.
Aos poucos é um Brasil que vai mudando e que se vê obrigado a reconhecer muitos de seus filhos.
Quem sabe nós não engrossaremos essas fileiras em breve?

Vale a pena conferir essa reportagem do Jornal O Globo.

O presidente do GGB - Grupo Gay na Bahia disse uma frase que ressalta coisas importantes mas tem algo de juízo de valor que eu nçao concordo:

"Essa pesquisa revela apenas a ponta de um iceberg que diz respeito à presença homossexual no país. Certamente, um grande número de casais do mesmo sexo não se assumem perante à sociedade. Os números são bem maiores. Mas, por outro lado, os dados destroem o estereótipo do gay promíscuo, instável sexualmente, o que mostra uma realidade muito semelhante à união entre os heterossexuais" Diz ele na reportagem.

Me reservo a não comentar o que foi dito com juízo de valor, mas parte da argumentação dele está certíssima, principalmente a muitos casais não se assumirem. Por isso esses números são algo bem abaixo da verdadeira realidade. Mas é algo.

8 comentários:

  1. As coisas vão caminhando, talvez não no ritmo que a gente desejaria, mas estão indo bem. Esperava até um número maior, mesmo achando exagerada a estimativa de que 10% da população seja gay (chutaria algo abaixo de 5%).

    ResponderExcluir
  2. Não é mesmo o tanto que a gente gostaria de ver retratado, mas como vc diz é o número de casais que moram juntos. Bora se casar, minha gente!!

    ResponderExcluir
  3. bacana! apesar de achar mesmo que os numeros sao bem maiores.
    mas, de grão em grão, vamos enchendo nosso papo!
    :D

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o senso estar prestando atenção em nós (em nós gays não em nós casal..hehe)

    Bj

    ResponderExcluir
  5. Casa quem quer né? Por isso que eu não concordei com juízo de valor pelo comentário do presidente do GGB: só porque se é solteiro, se é promíscuo? Nada a ver!

    Quanta gente por aí é casada e passa o marido pra trás não é?

    ResponderExcluir
  6. também acho que isso é só a parcela que assumiu a união, tem muito mais. tomara mesmo que sirva pra ajudar na luta a favor dos direitos.

    ResponderExcluir
  7. Pow! Que bacana , cujo as autoridades e politicos deveriam rever melhor os direitos dos gays, visto que somos em grandes numeros...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir