Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

A Fé, o Gay e Deus.

Religião já foi um dogma nas sociedades, apesar de não desempenhar mais um papel controlador, tem uma relevância ímpar em muitas questões, existenciais ou não.
Tradicionalmente o gay é rejeitado - ou é publicado assim - nas três religiões monoteístas principais: o cristianismo (catolicos, ortodoxos e protestantes), islamismo e judaísmo, onde temos o exemplo clássico das igrejas cristãs onde a Bíblia que não possui uma linha de fato tratando do gay, mas que o condenam e que congregam em si grande parcela da população mundial.
Por enésimas razões, a cultivação de fé é por vezes classificada como um retrocesso, uma ignorância, uma prisão dos pensamentos. Muito provavelmente a maior parte dos que classificam desta maneira não compreendem que existe um abismo entre fé e religião.
Me recordo de certos clichés, um que citarei, o farei por ser mais conhecido: a intercessão através de santos. Questionamento recentemente esquecido pelos evangélicos mas que é um objeto de fé que distingue a fé protestante da fé católica. São cristãs, mas distintas.
Assim como essa é uma distinção básica, um agnóstico por exemplo não necessariamente crê ou descrê em Deus e são particularidades como essas que acrescentam muitos preconceitos quando tratamos de fé. Ainda mais quando tratamos o gay dentro da fé.
Muitas questões foram relativizadas atualmente, porém, alguns ainda possuem rejeição a qualquer manifestação de fé - principalmente uma boa parte dos gays - por terem sido 'rejeitados' por igrejas como a Católica e as protestantes que tem em seu discurso ao menos vez ou outra algo de 'homofóbico', ou simplesmente por terem assumido uma certa carga racional que a sociedade capitalista promove. Lembrando que isto é uma constatação, não uma crítica.
Porém, existe algo além da igreja em questão que é a fé. Manifestação essa, que se renova. Hoje muito se conhece de 'fé particular', que á aquela crença que possui uma característica ligada a certa igreja, mas que necessariamente não está ligada a ela.
Existem igrejas protestantes LGBT hoje no país assim como movimentos católicos de mesma origem, em sua totalidade independentes, e não reconhecidos pelas igrejas de cuja fé derivaram, alguns talvez tentando resgatar entre alguns de nós algo além das igrejas, dos dogmas, das regras... mas a fé. A fé em si que muitos de nós possuímos, mas que as vezes se sente órfã demais para se manifestar. Afinal, possuir fé no meio gay é um desafio por si mesmo.
Quantos de nós já não nos questionamos sobre a tradicional indagação se "Deus me aceita ou não"? E quantos, que ao se dirigir as igrejas tradicionais não ouviram as mais estafúrdias explicações?
Mas como diz o movimento americano: 'as coisas vão melhorar" e quando você cresce, se esse sentimento sobrevive - e todo amor que é verdadeiro sempre sobrevive - você consegue compreender que sim: Deus te fez assim e que sim, ele te ama e te recebe sem nenhum preconceito. Óbvio se estamos falando do mesmo Deus.
Muitos nessa hora questionam "mas a igreja diz tal". Aprendi que apesar dos pesares, Deus está acima inclusive das igrejas que chamam por ele mesmo e penso que essa culpa não é dele. Ah, não é mesmo!

7 comentários:

  1. Muito bom! Mas eu sou suspeito, né? rs

    Bj

    ResponderExcluir
  2. esse post veio bem a calhar no meu atual momento em que venho retomando questões de fé que ficaram mal resolvidas na minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Sou batizado, crismado e tudo mais que se possa imaginar dentro da igreja católica tradicional. Isso não me fez melhor, eu me fiz e me faço melhor constantemente, por mim e por amor-próprio e ai talvez resida a fé. Fé e religião, como você afirma e eu confirmo, não são a mesma coisa. Deus também poderia perder seu "status" nas religiões e ganhar apenas um significado simples que vem dos nossos antepassados carajás: Kananciuê, Deus, um pensamento bom! e isto basta para ter fé:acreditar que ele está contigo onde esteja sua bondade.

    Bjo...

    ResponderExcluir
  4. Antes da institução, o cristianismo era ( É! ) um pensamento sobre o sagrado que quer a reUNIÃO. Para isso, volto a dizer, antes da instituição, a única possibilidade é a aceitação do amor em toda a sua gama de cores. A Verdade, ou como os velhos filósofos místicos da antiguidade cristã chamavam: Veritas! ( verdade )
    Fomos rejeitados pelas Igrejas, mas não fomos rejeitados por Deus. Quem busca a Fé Veritas vai se ver em apuros, mas como fala a canção Magamalabares...."Quem tem Deus como império, no mundo não está sozinho!"
    Lindo post.
    Kananciuê

    ResponderExcluir
  5. Deus ama o pecador e não o pecado. querer distorcer preceitos bíblicos é fácil, quero ver distorcer aquilo que Deus criou, pois Ele foi bem claro quando criou a mulher para ser a sua ajudadora, pois se fosse ao contrário, Deus criaria outro homem para quem com ele se deitasse e constituísse uma família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Mariana,
      Existem diversos exemplos na bíblia como os inúmeros existentes em Levítico que proceder da forma como você o fez não justifica porque podemos enumerar aqui dezenas de citações em lívros que são absurdas.

      A história mostra que por vezes traduções tendenciosas fizeram da bíblia o bicho de sete cabeças que é hoje para certos setores da sociedade.

      Lembre-se: Deus é amor!

      Excluir