Seguidores

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Parcialidade ou Conveniência?

Pela primeira vez aqui no blog vou dedicar meu tempo a tratar de política.
Por que?
Ontem em São Paulo, 'defensores da democracia' se reuniram no tradicional Largo São Francisco para manifestar contra as declarações de Lula que acusou a imprensa de agir como um partido político.
Hoje, a Folha de São Paulo, publicou a mais recente pesquisa eleitoral, onde - diferencialmente da mesma pesquisa feita pelo Vox Populi/Band onde o resultado se manteve - numa manchete que ressaltou quase que com alegria como publicaram algumas reportagens de outros sites e jornais sobre a tal cobertura.
Agora fica o questionamento: Há realmente parcialidade na imprensa brasileira para que ela se 'vitime' tanto quanto fez quanto as criticas que Lula disse?
A resposta é não.
Se você leitor discorda de mim, basta verificar um acontecimento recente cuja memória fresca pode ajudar a entender: a mega pane no Metrô de São Paulo, onde pessoas tiveram até que sair por cima de vagões, numa cena que se confunde facilmente com filmes de ficção.
Eu mesmo, que também sofri com esse problema, cujos danos poderiam ter incluido vidas, percebi que misteriosamente a Globo noticiou apenas no Jornal Nacional, uma paupérrima reportagem de 20 segundos, tratando o assunto. No mesmo dia não foi sequer citado em nenhum outro jornal da emissora. O dia de caos que quase parou a maior cidade do país, afetou 200 mil pessoas e deixou mais de 2 mil pessoas presas em vagões de transporte não mereceu destaque; Mas dedicou dois blocos inteiros no mesmo dia, a questão de 'Erenice Guerra' e derivados. Porque será? Não ouve tempo pra emissora?
Então meus caros, o que penso é que existem interesses em jogo na mídia e que essa movimentação exgaerada que incita a um Apocalipse no Brasil, não passa mesmo de gente que tenta de todas as formas apenas influenciar conforme seus interesses, o que comprovei ontem, ao acessar o site da Veja - eterna inimiga de Lula - onde no blog do Lauro Jardim, ele coloca parte das perguntas feitas pelo Datafolha no momento da abordagem. E me desculpe, o conceito de parcialidade jamais pode ser aplicado quando se trata de "pesquisa eleitoral" num questionário destes:



Atenção: Óbviamente que quando questiono a introdução das perguntas na pesquisa, não digo que o objeto do assunto não deve ser colocado em questão - o que envolve Erenice - mas penso que o correto seria a pesquisa ser imparcial, pois apesar de tudo, está mais que claro que este tipo de questionamento, força o eleitor a certa escolha.

O esclarecimento da postagem anterior fica pro próximo post.

9 comentários:

  1. Só uma colocação: jornais e revista não são concessões públicas, mas sim entidades privadas. Legalmente, possuem o direito de serem imparciais. Nada impede que um destes veículos se diga partidário, por exemplo. A lei permite, e não é algo que vá contra qualquer princípio ético. Basta ver revistas como a Caros Amigos, que é totalmente pró-PT e não desperta a menor ira do governo ou na militância, né? Ou os blogs que recebem patrocínio da Petrobrás e da Caixa para servirem de divulgadores da verdade oficial.

    O problema atual vai muito além deste ponto, a questão é muito mais profunda do que a (im)parcialidade dos meios de comunicação. Quem tem o gene autoritário jamais vai aceitar o pensamento contrário, condição básica para a democracia.

    Sobre a questão do metrô, a cobertura existiu sim, eu mesmo acompanhei tudo ao vivo justamente pela Rede Globo!

    Já fui entrevistado pelo Ibope, Data Folha e até pelo Sensus. Este último, faz uns 4 meses. TODAS as perguntas eram direcionadas para a aprovação do governo Lula, quando eu respondia o contrário a moça não sabia como colocar no formulário, pois as alternativas não existiam... ela me perguntava: "como eu coloco aqui? Não tem..." Dá para acreditar?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Nada impede que um destes veículos se diga partidário..." O único problema é que nenhum deles se assume partidário. Muito pelo contrário - se vendem como imparcias, justos e detentores da verdade, da moral, dos bons costumes. ESSE é o problema e é disso que o Lula reclama. Mas obviamente a imprensa distorce qualquer crítica feita a ela...

    ResponderExcluir
  3. desde q brasil eh brasil, alguem tem algum interesse qdo o assunto eh politica.
    e qdo eh a globo entao...

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  4. A intenção dessa postagem é justamente promover o debate e fico feliz que isso aconteça.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Claro que a imprensa é parcial.

    Afinal, não é a tendência para que se puxe o carro para aquilo que vai no mesmo caminho que os seus interesses?

    Imparcialidade não dá vantagem pra ninguém. Então, porque segui-la?

    Beijos Sam!

    ResponderExcluir
  6. Ai menino, eu me apaixonei por você, no sentido de apreciar sua pessoa, desde o dia em que vi sua entrevista no blog do bichano. Acho super digno falar de política, é um assunto que pode parecer chato, mas é necessário.

    Bem, eu enfatizo o que o Edu, fofissimo, disse. O problema é que a grande imprensa se promove como imparcial e isenta. Os meios que apoiam o presidente Lula não se escondem atrás de imparcialidade ou isenção, está escancarado que eles tem um posicionamento, um objetivo. Não tem desculpas para pensar o contrário.

    Vejo que quem crítica a grande imprensa quer dela um posicionamento claro a respeito de suas preferências políticas ou que ela objetive pela imparcialidade e isenção que promete, mas não cumpre.

    Peixos, me liga.

    ResponderExcluir
  7. Querido... isso acontece a muito tempo... desde Fernando Collor... pelo que me lembro... A mídia sempre favorece alguns e acusam outros... não é segredo pra ninguém que a Globo por exemplo depende da política brasileira... que aliás a concessão de funcionamento da mesma já está vencida a muitos anos... como você acha que a operação da emissora continua inabalada como sempre?

    Isso é Brasil... é preciso mudar... mas como? Vamos para as ruas...

    Outro assunto que está me deixando com nervos a flor da pele é essa enrolação ao redor da Lei da ficha limpa... mas já não estava decidido que ela valeria a partir dessas eleições? Estava... mas novamente ressalto... estamos no Brasil... país de política sempre vergonhosa!!!

    ***

    umBeijo!


    ;-)

    ResponderExcluir
  8. eu tava preparado pra comentar que não vou tecer comentários, mas mesmo assim li.

    política me dá azia.

    ResponderExcluir
  9. ANTONIO: Confesso que esse é o meu medo de escrever sobre esse tipo de assunto aqui

    ResponderExcluir