Seguidores

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Relacionamentos Abertos


Aproveitei uma brecha nesse post do queridíssimo Jarbas pra tratar esse assunto aqui que pra mim é tão próximo neste momento.

Tenho um amigo que é um gay digamos "tradicionalista". De poucos namorados, poucos casos, tranquilo e não fervia. Ok.

Ele havia namorado um cara ha dois anos, com o qual viveu um ano e terminaram. Um término que deixou grandes marcas e afetou sua vida por no mínimo os seis meses subsequentes.

Passado o "período de reclusão" ele sentiu interesses por um cara que acabou indo pra Europa e digamos que levou a sua expectativa de finalmente se interessar por alguém. Após isso, vieram outros, que não tiveram a capacidade de motivá-lo para algo. Após tantas tentativas ele mesmo decidiu que não engataria nenhum namoro - pelo menos por enquanto - até que apareça alguém que o "mova" como dizem os ingleses.

Surgiu um fulano, em sua vida, que foi ficando, ficando e está a mais de 4 meses já. Após vários encontros, mensagens, programas, vocês sabem que mesmo que algo seja "cômodo" chega uma hora que alguém precisa se definir, onde eles tiveram uma conversa e nela foi definido que eles - pelas partes não terem tempo e disposição para se dedicar a algo mais profundo - desenvolveriam um "relacionamento aberto" onde teriam exclusividade no sexo, mas em outros aspectos poderiam ficar com quantas pessoas quisessem. Ele mesmo deixou claro ao fulano que ele poderia ir conhecendo pessoas e se por acaso virasse um dia e dissesse: "Olha, eu conheci um ciclano assim e assado, me interessei e quero tentar algo com ele", ele afirmou que não haveria problema.

Acho que em aspectos gerais é aí que mora a questão: o relacionamento aberto pode ser útil em situações provisórias, no que chamaria de "ajustes afetivos", mas com vislumbre de algo a longo prazo ele não possui o que eu chamo de "confiança" e logo o impede de fazer planos com a outra pessoa.

Evidentemente que cada caso é por si único e cada casal pode moldar a coisa de acordo com suas necessidades além de cada pessoa ter o direito de fazer o que quer com sua vida, mas acredito que cada situação tem um modelo que se encaixe melhor e fazer planos de vida num relacionamento aberto, mesmo que seja duradouro, é como construir um sobrado num terreno arenoso, que volta e meia cede, provocando rachaduras e fissuras que podem tornar a moradia ali um inferno ou simplesmente fazendo com que a casa toda ceda.


*A proósito no post retrasado fiz neste blog 100 postagens, obrigado a galera que sempra passa aqui e deixa sua opnião!

3 comentários:

  1. Para mim isso nao é relacionamento aberto. É FF (Foda Fixa). Conheco vários casais que tem relacionamento aberto e que estao há anos (alguns até há mais de 10 anos) juntos. Acho que muita gente abre o namoro por nao encontrar a satisfacao sexual (vide seu último post do ativo, passivo e versátil), embora ame o companheiro. PAra ter um relacionamento aberto, tem que haver muito mais confianca do que no relacionamento fechado. Gente que se ama muito, mas que infelizmente falta uma pimenta no molho... Foi essa a conversa que escutei de muitos amigos. Claro que sempre há o risco de se apaixonar pelo terceiro, por isso que o amor e confianca tem que ser prioridades no relacionamento (oficial).

    ResponderExcluir
  2. a pessoa tem que ta com a mente MUITO aberta pra aceitar e viver a situação

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente tenho a mente TRANCADA para um relacionamento aberto. Não tenho esse despredimento ainda, para ser fixo na cama mas pode ficar com quem quiser? Não...não funciona comigo ainda. Nem sei se virá a ser parte da minha personalidade. Grande abraço, Sam.

    ResponderExcluir