Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Adele, Pseudo-Inteligência e Cults de Meia Tigela

Explicar o que Adele canta ou fazer uma síntese dela aqui pra começar uma postagem é algo dispensável, visto que hoje é quase uma unanimidade seu conhecimento e o reconhecimento de sua qualidade, coisa que no ano passado, quando tive meu primeiro contato com ela seria necessário.
Hoje ela é admirada, considerada cool e vem sendo adotada por muitos numa forma de se afirmar cult. Se popularizarmos o raciocínio, seria que, muitos curtem Adele hoje para parecerem mais inteligentes.
Quando a ouvi pela primeira vez, admirei sua voz, mas não conhecia sua letra já que meu inglês é muito ruim ainda, lendo elas, vi que suas músicas tem um quê depressivo, coisa que gente como Laura Pausini, Mariah Carey ou Sarah Brightman já fizeram em outras épocas, cada uma em seu estilo, idioma e suas belíssimas vozes.
O que é inovador em Adele sob meu ponto de vista: o estilo. Suas composições são um misto de R&B, Soul e Jazz. A coisa toda gira basicamente sobre estes rótulos. Em alguns momentos é mais Jazz - como em suas baladas regidas pelo piano - e em outros mais R&B e Soul.
Não questiono sua qualidade de voz, que é realmente grande como quando houve o fenômeno Amy Winehouse nos anos passados, e cuja 'adoração' assumiu o mesmo espírito. Quando questionamos esse gostar por gostar de Adele, refletimos sobre o fato de assumirmos mais do que desejamos 'parecer ser' do que de fato 'somos': nesse caso substituímos o verbo 'ser' por 'gostar'.
A questão é que hoje tornou-se uma moda que vem acompanhada de certo status, muitos - não todos - usam em determinados meios como uma forma de refinar seu gosto musical. Se estendermos essa análise além, é uma forma de apropriação que muita gente faz em diversas outras áreas da vida. O que a Adele é mero e pequeno exemplo.
Se escutar Adele fizesse as pessoas mais inteligentes, como querem supor alguns, queria ela por 10 anos no topo da Billboard. Isso sim é um fato.

16 comentários:

  1. essa moda é meio cíclica, vez por outra aparece um artista que vira sinônimo de "ser antenado". "ser cool". Adele é a bola da vez, pelo que parece. Eu já não sou muito fã de cantoras em geral, e não curti muito o álbum da Adele que eu baixei, tanto que não me animou a ouvir o outro.
    Acho que a Adele só perde no quesito "sou cool" para Florence and the Machine, pois também virou moda ser fã da moça.

    ResponderExcluir
  2. eu percebi esse boom de Adele esse ano, principalmente de uns dois meses pra cá.

    conheço ela desde 2009 e nunca vi nela nada muito cult nem cool.

    às vezes é bem clichê, bem melodramática... minha mãe gosta de adele desde 2009 tb, bastava isso pra ela não ser cult.

    mas eu gosto da idéia de as pessoas gostarem dela. gosto do fato de um monte de gente se interessar por músicas mais sérias, mais sentimentais, como foi na época de You're Beautiful do James Blunt.

    não acho isso ruim. dar às pessoas um pouco de qualidade nas letras e no som.

    agora se elas se interessam por adele pra parecer cool... foge do meu conhecimento. hahah

    ResponderExcluir
  3. "Se escutar Adele fizesse as pessoas mais inteligentes, como querem supor alguns, queria ela por 10 anos no topo da Billboard. Isso sim é um fato."

    Muito boa sua crítica, SAM. Mas olha, nem pediria pras pessoas ficarem inteligentes não. Se escutar a Adele as deixasse pelo menos um pouco mais sensíveis já estaria valendo. Mas infelizmente é capaz de nem 10 anos de Adele na Bilboard ajudar com isso.

    P.S.: Se precisar de um professor de inglês é só falar. ;)

    ResponderExcluir
  4. E, ah, adoro Adele, mas a Amy ainda é a dona do meu coração. Com ou sem modismos.

    ResponderExcluir
  5. adorei sua análise...
    mas fiquei com vontade de mais...

    =D

    ResponderExcluir
  6. Adele é ótima como você disse... mas eu também acho estranho essa "febre" entre os gays, uma vez que outros artistas do gênero nunca fizeram muito sucesso entre esse público.

    Mas se for para quebrar o paradoxo... que seja assim então :)

    ResponderExcluir
  7. Eu não ouço Adele justamente porque todo mundo recomenda, não gosto de ouvir nada que é unanimidade...

    Tambem esse estilo depressão não me agrada muito...

    Ter fato de um ar intelectual ou cult nunca me fez gostar de nada, se fosse exêntrico ai sim...

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso que escutei os 2 álbuns só 1 vez cada, tudo em seguida. Gostei de algumas coisas. Mas prefiro outro tipo de voz feminina, sei lá. Mas eu ando usando, sim, os amigos pra ampliar meus horizontes musicais. Se isso me faz parecer mais culto, tenho certeza de que o Censura Livre detona a impressão fácil fácil.

    ResponderExcluir
  9. adele é pra mim a mais sexy do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que ouvi bastante coisa, mas só gostei de Rolling in the Deep. Por causa do clip, e não resisto a uma quebração de qualquer coisa hahaha.

    ResponderExcluir
  11. Rapaz, eu gostei dela pq as músicas que eu ouvi estavam ligadas a minha vida naquele exato momento.
    A voz dela me lembra um pouco a minha diva Beyoncé. Mas Adele é mara e ainda continuo burro.

    ResponderExcluir
  12. demorei muito para parar e ouvir Adele de verdade. Não gosto de tudo oq ela canta, mas reconheço que a voz é muito, muito boa.

    Não me apego as letras, por que as vezes a musica é otima, melodiosa, mas o conteudo é chato, então prefiro cantarolar sem entender ao certo o significado.

    mas Adele jamais substituirá Amy...que clamo, volte logo.

    abração.

    ResponderExcluir
  13. Tu tem bom gosto mlk....
    Realmente a voz e o talento dela é surpreendente...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Desde quando música faz alguém mais culto que outra pessoa??? Música é música, o que difere é: A BOA e a RUIM(ou péssima...rs).
    As pessoas adoram falar de determinados assuntos apenas porque estão na moda e querem mostrar que são antenadas (acho isso mtooo cafona...rs).
    Adorei sua postagem. Abraços e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de Adele, pq gosto dessa coisa de quem canta sofrido, sentindo, dando vontade dos outros de cortar o pulso. Sou normal?

    www.confissoesaesmo.com

    ResponderExcluir