Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Insensata Revelação

Nunca fui fã de novelas, se resumem a três ou quatro as que realmente acompanhei a vida toda, semprei vi poucas que se utilizassem de seu conteúdo para passar algo de bom pra população.
Tenho acompanhado pela internet, um pouco de Insensato Coração e me lembro que a anos atrás jamais viriamos histórias sérias que envolvessem gays sem representá-los como figuras de catarse coletiva.
Hoje vi no Muque de Peão uma cena entre um filho gay que acabou de sair do armário que não dormiu em casa pela reação da mãe - que trabalha numa praia de alta frequencia gay - a sua revelação, quando ela descobre sua saída de casa, se desespera e revela emocionada suas verdadeiras razões.
São outros tempos que esse país vive e são nesses exemplos, como de uma novela que aborda o drama da abertura da sexualidade, que precebo o quanto a questão da visibilidade - bem realizada - é necessária.
São realmente cenas como essa que podem mostrar a população as nossas histórias e trazer situações como essa para a realidade pra quem sabe, num futuro não muito distante, isso seja cada vez menos traumático aos pais.


10 comentários:

  1. verdade, é necessário lembrar que os pais tb sofrem com isso, eles precisam ser lembrados, não é?

    ResponderExcluir
  2. sim ... foi legal ... mais contundente q o tão reclamado beijo gay ...

    ResponderExcluir
  3. é necessário MESMO esse tipo de visibilidade em veículos de grande massa. não gostam de falar que esses folhetins são uma representação da vida na tv?
    então que venha o drama!

    ResponderExcluir
  4. Pena que parece que vão enfriar as coisas daqui pra frente. Mantendo a tradição da emissora.

    ResponderExcluir
  5. É, ouvi falar que as mesmas ordem que deram na Globo, deram no SBT :(

    ResponderExcluir
  6. eu achei legal essa cena, mas a vida gay como ela é ainda está muito distante da televisão brasileira, por que no caso desse personagem só agora quase no fim da novela ele fala com todas as palavras eu sou gay, pq até então sua sexualidade era subentendia através de olhares com o seus parceiro.
    eu compreendo que colocar o gay na televisão ajuda por que aos poucos vão se construindo caminhos, mas ao mesmo tempo é preconceituoso, por que parece que o gay tem que sempre ser discreto sem manifestações de afeto em público, assim como os gays da televisão, ou então em completa oposição tem o gay afetado.

    ResponderExcluir
  7. Qualquer cena que mostre os gays de forma NORMAL E SEM GRANDES AFETAÇÕES é positiva, porque a Tv está cheia de caricatas e isso não mostra totalmente os gays.
    Abraços querido, muito boa postagem.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo com o Edilson:
    "Qualquer cena que mostre os gays de forma NORMAL E SEM GRANDES AFETAÇÕES é positiva, porque a Tv está cheia de caricatas e isso não mostra totalmente os gays"

    Pois às vezes a mídia denegride a imagem do gays, exagerando certas atitutes de comportamentos, tornando o gay um objeto de vulgaridade, ou algo bizarro.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. FOXX: Opa, isso mesmo!

    BRACCINI: Isso me satisfaz tanto quanto

    BRUNO: Falou e disse.

    LOBO: Veremos..

    FRED: E voce sabe que tem muita guei que pensa exatamente assim como eles. É ou não é?

    EDILSON: Falou mesmo!

    RO: Não chamo nem por denegir Ro, até porque o foco maior é transformar os gays numa figura caricata como as vezes eles fazem, esse é o problema central.

    ResponderExcluir