Seguidores

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Simplificações, Reducionismos e Muita coisa que deixamos de entender

Fazemos hoje em dia muitas simplificações. O mundo moderno exige isso, mas o que não compreendemos é que diferentemente da álgebra - onde a simplificação vem pra tornar os cálculos mais palatáveis - na vida real e nas nossas questões cotidianas, ela, a simplificação ou generalização esconde em si o que realmente acontece, o que cada um realmente é.
Dizemos de determinado grupo isso, ou aquilo, desconsiderando seus indivíduos, o melhor exemplo disso somos nós mesmos: os gays. Nos simplificam, tratando todos num 'lote fechado' achando que somos só esses, ou aqueles, sendo que somos muitos, diferentes entre si.
Como dizem por aí: cada pessoa é um 'universo próprio'. Isso já deveria orientar muito pensamento mundo afora...
Quanto as generalizações, nos blogs por exemplo, vemos muito isso: as vezes, gente que escreve coisas sem uma má intenção, mas numa generalização boba, provocam uma idéia distinta do que queriam provocar. E o mais absurdo: muita gente endossa isso. Já comentei aqui sobre isso, mas voltamos a um exemplo que ocorreu comigo: Uma questão particular foi envolvida aqui na internet, não fui citado nominalmente, mas o caso estava lá. E como o problema não foi detalhado, óbvio que os apressadinhos de plantão já começaram a descer a lenha, coisa que se soubessem de quem se tratava talvez não fariam. Mas o mais curioso disso é que observando de fora, vi como as pessoas agem sob essa força genérica dos pensamentos e outros que nem sequer se dão ao trabalho de ler, concluem tudo a partir da primeira linha e opinam sem base: é o imediatismo.
Quanta gente não é pré-julgada por ai, sem poder se defender? Só porque ela estava numa determinada situação padrão. Mas que ela não tenha agido conforme o 'convencional'?
Da próxima vez que uma situação lhe vier, analise os dados, verifique se aquilo realmente é o que as pessoas dizem ou se há algo mais além dos comentários: o mundo está cheio de gente maldosa que emite uma opnião unilateral apenas por mesquinhagem.
Quantas vezes não escutamos bordões do tipo: Tipo de gente assim não presta! Gente de lugar tal não presta! Hein?
Procure escutar, saber, a lente do mundo instantâneo que vivemos, quer pôr garganta abaixo muita coisa sem que raciocinamos antes.

8 comentários:

  1. é sempre perigoso faze3r generalizações né?

    ResponderExcluir
  2. gostei.
    alguém disse que que todo unanimidade é burra, pois acho que generalizações são burras.

    ResponderExcluir
  3. peloamordedeus!

    pena daquele que leva tudo o que é escrito aqui nos blogs ao pé da letra. pena de quem acha que nós somos tão rasos quanto o mais intenso dos textos.

    não dá. ninguém é tão simples que pode ser resumido. ninguém nem nada.

    ResponderExcluir
  4. Por já ter sofrido (mais de uma vez) esse tipo de coisa, peço desculpas desde já se às vezes me esqueço de olhar além. Não sei se fui um desses que você citou no seu texto, em relação a você, mas certamente devo ter sido com alguém. Por isso me desculpo e prometo ser mais atento pra não voltar a fazer de novo.

    ResponderExcluir
  5. entendi perfeitamente tudo o q vc desejou colocar aqui ... qdo os fatos ocorreram eu estava fora mas vi o seu texto e o outro tb ... não consegui comentar em ambos por problemas de conexão ... endosso plenamente suas palavras ... é por aí mesmo ... mas tb dou um certo desconto a algumas pessoas q inadvertidamente incorrem neste erro ... o da pressa em julgar sem conhecer os fatos por inteiro ... nem sempre é por mal ... mas carecem de maior cuidado com isto ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. ops ... recebi o seu e-mail ... uma pena não podermos ter encontrado desta vez ... mas fica para a próxima ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Esse tapa não foi com luva de pelica. Só para constar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Só preocupamos em dizer as coisas certas pra quem amamos, são esses que damos cuidados e queremos o bem.

    ResponderExcluir