Seguidores

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Perdão


Você é capaz de perdoar? Você já precisou do perdão de alguém?
Quando me faço essa pergunta, me lembro dessa história que retrata muito bem o papel do perdão na nossa vida:

O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula.

Ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa.

Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas. Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo. O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona, bem como o fato de que, ao colocar a atenção na bolsa, para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.

Esta é uma grande metáfora do preço que se paga, todos os dias, para manter a dor, a bronca e a negatividade. Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.

Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.

Joguemos fora nossas "batatas".

3 comentários:

  1. eu já acho que certo estava kundera"nada será perdoado e tudo será esquecido"

    ResponderExcluir
  2. Óptima comparação...O peso sentimental é aquele que massacra mais,sem dúvida...
    P.S.:Desculpa a invasão...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Querido Sam:

    Nas minhas fuçaçôes pela blog esfera, me deparei com teu blog e devo lhe confessar que já lhe adicionei aos meus favoritos. Na verdade, acredito que a tarefa mais difícil do perdão é aprender a ser generoso com o outro, aquele que muitas vezes não o é com a gente, né? Quando me dei contas das minhas imperfeições, pude ser mais generoso e perdoar de corpo e alma as pessoas que me magoaram. Linda semana pra ti. Quando puder me faça uma visita ok? www.lua2gatos.blogspot.com

    ResponderExcluir