Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Auto-Afirmação


afirmação
a.fir.ma.ção
sf (lat affirmatione) 1 Ato de afirmar ou de sustentar como verdadeiro. 2 Filos Ato pelo qual o espírito pronuncia que uma coisa existe ou é. 3 Filos Ato pelo qual se enuncia a relação de conveniência entre termos. 4 Dir O mesmo que juramento supletório. 5 Psicol V auto-afirmação.

Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa.


Auto-afirmação
é o ato de um indivíduo tomar atitudes que só sirvam para ressaltar ou enfatizar o seu ego, autoridade ou personalidade.
Citação Comum

A vaidade, é um desejo superlativo de chamar a atenção, ou a presunção de ser aplaudido e reverenciado perante os outros. É a ostentação dos que procuram elogios, ou a ilusão dos que querem ter êxito diante do mundo e não dentro de si mesmos. Não nos referimos ao esmero na maneira de andar, falar, vestir ou se enfeitar, saudáveis e naturais, mas ao estado íntimo do indivíduo vaidoso, ou seja, o que está por baixo do interesse dessa exibição e dessa necessidade de ser visto, a ponto de falsificar a si mesmo para chamar a atenção
.
Hammed (Dores da Alma)

As pessoas desenvolveram uma capacidade de se negligenciarem surpreendente. Estamos numa era de "coisificação" das pessoas onde a (falsa) necessidade de auto-afirmação está cada vez mais presente, porém é um grande equívoco.

Pessoas se prendem em "coisas" para se auto-afirmar, outros se escondem na carcomida estrutura de nossa sociedade consumidora e capitalista. Assistimos assim ao mundo da internet, da massificação das pessoas, da relativização de sentimentos, do vazio de valores, dos perfis photoshopados para serem visto como (achamos que) devem ser, das idéias vazias para chamar a atenção sem falar dos comportamentos medíocres que servem apenas para tornar nossa imagem uma "bela vitrine a ser vista" saciando nosso ego e escondendo interiores cada vez mais vazios, mentirosos, carentes e artificiais.

Está na hora de um olhar interior. Maquiagens e photoshops não escondem carência ou falta de estima. Assim como conversas carregadas de "vantagens" não mudam a nossa realidade.

Será que não está na hora de cada um de nós refletir se estamos vivendo para si ou para a sociedade? (No sentido vazio da coisa). Um convite para enfrentarmos os "medos".

5 comentários:

  1. A grade maioria vive para e somente a sociedade...e te digo uma coisa...muitas vezes somos levados por ela sem perceber...
    Bju

    ResponderExcluir
  2. "Está na hora de um olhar interior. Maquiagens e photoshops não escondem carência ou falta de estima. Assim como conversas carregadas de "vantagens" não mudam a nossa realidade."
    Essa frase do seu post diz exatamente tudo. Adorei. Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  3. Status Anxiety.
    Estou lendo o livro do Alain de Botton, acho que você vai gostar... é um pouco sobre isso.

    ResponderExcluir
  4. Viver para sociedade é uma doença que sucumbimos sem perceber. Acredito que para resisti-la temos de viver cada dia de uma vez, sempre fazendo notas mentais sobre nosso valores e princípios sempre visando o que realmente importa.

    ResponderExcluir